Coordenadoria de política sobre drogas irá inaugurar comunidade terapêutica em Santa Quitéria

Coordenadoria de política sobre drogas irá inaugurar comunidade terapêutica em Santa Quitéria


Dependentes de álcool e drogas de Santa Quitéria têm conseguido apoio para o abandono do vício na Coordenadoria de política sobre drogas do município. A pasta que funciona desde 2013, trabalha diretamente com a prevenção para com crianças, adolescentes e adultos onde oferecem oportunidades que envolvem desde o cuidado até a ressocialização em sociedade. 

De acordo com João Paulo, Coordenador da pasta, a prevenção ocorre por meio de palestras e visitas socioeducativas afim de alertar os perigos das drogas. Ainda neste processo de trabalho, a coordenadoria também garante a oportunidade dos dependentes químicos de passarem um período de tempo em uma comunidade terapêutica ou casa de recuperação. O processo leva em média 09 meses á 1 ano. Após esse período, os jovens são realocados em sociedade, junto com um processo de acompanhamento. 

A Coordenadoria possui ainda uma parceria com o Conselho Municipal de Política sobre Drogas, onde trabalham em um plano anual de metas para serem cumpridas na prevenção de drogas no município. Em 2021, o principal plano, de acordo com João Paulo, é fundar em Santa Quitéria, uma comunidade terapêutica para a recuperação destes dependentes. A meta, é que até junho, o trabalho já esteja iniciado. 

“É uma demanda grande de usuários e temos a consciência que precisamos de uma casa de recuperação em Santa Quitéria. Contamos com a ajuda do prefeito Braguinha que deu aval no trabalhar para colocar os projetos para frente e ajudar o maior número de pessoas possível”, pontuou João Paulo.