Ministro da Saúde afirma que variante do coronavírus de Manaus é três vezes mais contagiosa

Ministro da Saúde afirma que variante do coronavírus de Manaus é três vezes mais contagiosa


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em audiência com senadores nesta quinta-feira (11) que informações obtidas pela pasta após análises apontam que a variante do coronavírus encontrada em Manaus é três vezes mais contagiosa.

"Comprovamos em Manaus uma nova variante do vírus que se espalha pelo País, uma variante mais contagiosa. Graças a Deus tivemos a notícia clara de que as vacinas têm validade com essa variante ainda. É um trabalho que estávamos esperando chegar da análise do material colhido, mas ela é mais contagiosa, na nossa análise três vezes mais contagiosa", afirmou.

Ele não informou, porém, como foi feita essa análise nem quais vacinas teriam validade para a nova variante. A reportagem questionou o Ministério da Saúde, mas ainda não recebeu resposta.

Conhecida como P.1., a nova variante foi identificada no início de janeiro pelo Japão em turistas que vieram de Manaus. Recentemente, análises feitas pela Fiocruz Amazônia apontam que ela já corresponde por 90% dos casos de Covid no estado.

Além do Amazonas, a variante também já foi encontrada em amostras de pacientes analisadas em São Paulo e no Pará – neste último, a variante também foi encontrada em um paciente que não tinha viajado ao Estado, enquanto os outros casos eram de pessoas que tinham voltado de Manaus.

Agência Câmara