Nubank, C6 Bank ou Banco Inter: Qual é o melhor banco digital?

Nubank, C6 Bank ou Banco Inter: Qual é o melhor banco digital?


Não é de hoje que os bancos digitais estão se tornando preferência dos brasileiros. Abertura de conta gratuita, Doc´s, Ted´s e demais transações sem custos, zero de taxas mensais, além de benefícios, como recarga de celular, opções para conta jurídica e depósito por boleto, que os demais bancos não oferecem. Mas, com tantas opções, qual melhor banco para abrir uma conta digital?

O consultor financeiro César Karam fez uma pesquisa comparando os três principais bancos digitais do Brasil. Para a comparação, ele avaliou a quantidade de serviço que cada um oferece, as taxas complementares que cada instituição cobra, os investimentos que oferecem e a classificação no site de reclamações Reclame Aqui.

Quantidade de serviços
“O Nubank ainda não é considerado uma instituição bancária, por isso, possui uma variedade de serviços muito limitada. Na prática, o Nubank é uma fintech de pagamentos, ou seja, é basicamente uma instituição de pagamento adaptada para você poder guardar dinheiro na conta deles e por isso oferece: empréstimo, transferência, pagamento e cartão de crédito. Já o C6 Bank, que é classificado na lista de bancos do Banco Central como instituição bancária, oferece uma gama de serviços. Além dos mesmo que o concorrente, o C6 Bank oferece Taggy Serviço (serviço de pagamento de pedágio de forma automática, programa de milhas aéreas próprio e conta global,  que possibilita realizar pagamentos do exterior. E o Banco Inter, que oferece uma gama de serviços muito além dos concorrentes, sai na frente na comparação São serviços como: cashback, financiamento seguro, consórcio, plataforma de investimentos, home broker e muitos outros.”

Taxas complementares
“No NuBank quase todos os serviços, como Ted, Doc, pagamentos e cartão de crédito são gratuitos, mas para sacar dinheiro de um caixa 24 horas, é cobrado uma taxa de R$ 6,50. Nos demais, C6Bank e Banco Inter, não é cobrado nada. Pode ser uma diferença mínima, mas, na base de comparação, é uma desvantagem.”

Opções de Investimento
“Nesse quesito, o Nubank tem o CDB e o RDB, que são ligados à conta corrente, então, caso você tenha dinheiro lá, automaticamente, esse dinheiro vai estar rendendo. Eles rendem 100% do CDI e têm liquidez diária, só que, no caso do CDB, o cliente precisa ativar a proteção do FGC com apenas um clique no aplicativo. Já o C6 Bank, também possui CDB ligado à conta corrente, porém o cliente precisa investir manualmente pelo aplicativo, e nesse caso, existem opções de CDB com fundos de investimentos, aplicações de renda fixa, entre outras. Não é tão completo como o Banco Inter, que tem uma variedade grande de opções de renda fixa e também a possibilidade de você investir em renda variável como, por exemplo, ações com o próprio home broker. Porém, vale um alerta, nenhum deles se compara a ter uma conta em corretora, que é uma instituição própria para investir dinheiro.”

Reclamações
“No site de reclamações Reclame Aqui, a pontuação dos bancos digitais fica assim: em último lugar Nubank, com  7.3 de avaliação positiva. C6 Bank 7.5 e o Banco Inter 7.9.”

O especialista salienta que a comparação não deve ser levada como fator de decisão na hora de abrir a conta. O intuito do consultor, que tem formação em cursos específicos de Bolsa de Valores e possui MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas, é ajudar a identificar os pontos fortes e fracos de cada instituição e cabe ao cliente escolher o que melhor se encaixa no perfil.

Sobral Online