Polícia apreende maior quantidade de entorpecentes no Ceará

Polícia apreende maior quantidade de entorpecentes no Ceará


Um total de 381, 8 quilogramas de entorpecentes foram apreendidos em janeiro de 2021 no Ceará pela Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Foram 274 kg de derivados de cannabis (incluindo maconha e haxixe), 102 kg de cocaína e 6 kg de crack. O valor é 11% maior em relação à quantidade retirada de circulação no mesmo mês de 2020, quando 343 kg foram apreendidos pela pasta. Essa também é a maior quantidade apreendida desde outubro de 2019: 706,2 kg.

No primeiro mês deste ano, as forças de segurança capturaram 520 suspeitos em flagrante delito em situações previstas na Lei de Drogas (11.343/2006). A média diária de adultos e adolescentes autuados em flagrante foi de quase 17 adultos ou adolescentes, que foram encaminhados para as delegacias de Polícia Civil. Em nota, a secretaria relacionou o aumento às ações de inteligência e ao aprofundamento de investigações policiais.

O titular da pasta, Sandro Caron, destacou a reestruturação das ações policiais para combate ao tráfico de entorpecentes. “É um crime que alimenta todos os demais. Nós estamos focando na atuação desses grupos criminosos, bem como na redução de homicídios, de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e no combate incessante ao tráfico de drogas, que é a grande fonte de renda dos grupos criminosos”, disse em nota.

Nas operações, 55% dos entorpecentes foram apreendidos nas terças-feiras e quase 95% do total de drogas apreendidas no primeiro mês do ano aconteceram entre as 6 horas e as 17h59min. As ações aconteceram em cumprimento de mandados judiciais e em situações de flagrante durante a checagem de denúncias sobre locais que armazenam os entorpecentes ou de suspeitos encarregados pelo tráfico.

O Povo Online