Santa Quitéria na terceira semana seguida com transmissão “altíssima" do coronavírus

Santa Quitéria na terceira semana seguida com transmissão “altíssima" do coronavírus


Secretaria de Saúde do Ceará divulgou ontem (08), os dados relacionados a mais uma semana de transmissão do coronavírus pelo estado afora e em avanço acelerado da segunda onda, já chega a um total de 80% - 147 cidades - em nível de alerta alto ou altíssimo para a doença.

Leia também

Há três semanas no estágio altíssimo, Santa Quitéria apresenta risco de internações por causas respiratórias e que há uma tendência decrescente para os próximos dias em relação a este. Quanto a incidência de casos por dia por 100 mil habitantes, está em risco moderado. Hidrolândia e Catunda também apresentam alertas semelhantes.

Para a epidemiologista Lígia Kerr, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, o cenário da segunda onda é caótico e deve se acentuar. "A situação do Interior pode se agravar pelas menores condições de assistência terciária", diz a médica, que integra o Comitê Científico do Consórcio Nordeste. "É uma população, muitas vezes, pobre, que depende de transporte. Se estiver em uma situação grave, não consegue chegar (até a unidade hospitalar)", alerta.

Ela destaca que as falhas do sistema de saúde observadas na primeira onda não estão sendo cobertas na segunda onda. "Uma das questões importantes da vigilância é testar, acompanhar a pessoa e isolar. Isso não tem sido feito. O nosso sistema de testagem deixa muito a desejar. Não estamos implantando um sistema de rastreio", diz. A vacinação a passos lentos e a nova cepa agravam o cenário.

Medidas mais rígidas
Prefeitura de Santa Quitéria publicou um decreto nesta segunda-feira (08) em que oficializa novas medidas contra a disseminação da Covid-19. Dentre as medidas de prevenção, foi oficializado a aplicação de multa para quem não estiver usando máscara de prevenção. Em caso de resistência ao uso, será cobrado uma multa no valor de R$ 50, e se a questão persistir, o montante será duplicado.