Artista de circo tenta subir arco de ponte com moto e veículo cai; veja vídeo

Artista de circo tenta subir arco de ponte com moto e veículo cai; veja vídeo


Em vídeo compartilhado nas redes sociais, um homem tenta escalar arco em formato “meia-lua” da Ponte Piquet Carneiro, localizada em Icó, interior do Ceará. As imagens mostram o homem usando uma motocicleta para alcançar o lado oposto da ponte por meio das laterais, mas a manobra não ocorre como esperado e o veículo cai da estrutura antes mesmo de chegar ao meio. O vídeo viralizou nesta semana, porém, o episódio se passou seis anos atrás.


Quem aparece no vídeo é Vagner Porto Rico, de 38 anos, artista integrante do Circo Porto Rico. Na ocasião, ocorrida em março de 2015, o circo visitava Icó e, como sempre faz em cada cidade que visita, Vagner usou uma “moto trial” — categoria de motocicletas próprias para percursos diversos — para superar determinado obstáculo. Apaixonado por motos desde criança, ele pratica esportes radicais com duas rodas, como o “wheeling” (em português, empinar). 

Vagner diz que tentou atravessar a ponte de Icó pelo método não-convencional porque gosta de se aventurar. No circo, ele faz manobras no globo da morte, uma jaula em formato de esfera. Após se desvencilhar da moto, como visto no vídeo, Vagner não se machucou; uma das peças do veículo se rachou após atingir a lateral da ponte. Naquele dia, ele voltou para o circo usando a moto.

De família gaúcha, Vagner nasceu no Paraná, quando o pai, também artista de circo, visitava o estado. Desde o nascimento, ele trabalha na arte circense e ajudou na fundação do Circo Porto Rico, em 2002. Porém, a organização parou de funcionar em 18 de março do ano passado, pouco após os primeiros decretos de isolamento social em decorrência da Covid-19. 

O Povo