Camilo prorroga lockdown no Ceará por mais uma semana e sinaliza para reabertura em 5 de abril

Camilo prorroga lockdown no Ceará por mais uma semana e sinaliza para reabertura em 5 de abril


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite desta sexta-feira, 26 de março (26/03), a prorrogação do lockdown por mais uma semana. O chamado isolamento social rígido irá até 4 de abril, domingo da semana que vem. Com isso, Santa Quitéria completará cinco semanas em lockdown. Governador disse que, se tendência favorável for mantida, reabertura gradual poderá ocorrer em 5 de abril. Mas isso dependerá de o comportamento dos indicadores seguir favorável.

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Cabeto, disse que os números começam a apresentar "tendência de platô", ou seja, possibilidade de os dados estarem se estabilizando. Mas, essa tendência precisa ainda ser confirmada e intensificada. A decisão de prorrogar o lockdown no Ceará foi tomada nesta sexta, após reunião do comitê científico. 

Antes do anúncio Camilo se reuniu com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e afirmou torcer para que o novo ministro represente mudança na condução do combate à pandemia pelo Governo Federal. Camilo disse ter tido boa impressão do novo ministro e das intenções dele.

Dr. Cabeto destacou que os resultados do lockdown já podem ser vistos nos indicadores de forma inicial. "A partir de quando começamos o isolamento, começamos a ter uma certa estabilidade nas emergências e UPAs. São poucos dias ainda mas já mostra uma tendência de estabilização no número do pacientes atendidos. Ainda não é uma notícia definitiva. Tendência de platô mas não vimos decréscimo ainda", explica. O secretária frisa que o número de pessoas internadas se mantém em patamar elevado.

O POVO Online