Casa Amiga da Criança oferece fisioterapia pulmonar para reabilitação de quiterienses afetados pela Covid-19

Casa Amiga da Criança oferece fisioterapia pulmonar para reabilitação de quiterienses afetados pela Covid-19


A recuperação da Covid-19 pode ser um processo tão difícil quanto o período de contágio. Por isso, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura. Com o objetivo de auxiliar estes pacientes em reabilitação, a Casa Amiga da Criança em Santa Quitéria está realizando diversos tratamentos fisioterapêuticos para o fortalecimento dos pulmões de pacientes. 

De acordo com Anastácia Lira, coordenadora e fisioterapeuta da clínica, o público alvo na procura do tratamento pós covid, gira em torno de pessoas acima de 50 anos. Ela comenta que a partir do momento que é dado a alta destes pacientes, eles são indicados para fazer sessões de fisioterapias que trabalham a complacência do pulmão, ocasionando uma autonomia respiratória.

Anastácia conta que a maioria dos pacientes chegam de forma mais leve perante aos sintomas, mas sintomática. Ou seja, apresentando sequelas de cansaço pós coronavírus. “Os pacientes relatam cansaço com poucas atividades que realizam no dia a dia. O que a gente mais percebe é que por escovar os dentes, almoçar, tomar banho, o cansaço deles é imediato. Os fisioterapeutas devolvem essa saúde pulmonar para que eles possam voltar a realizar suas atividades sem o cansaço”, relata a coordenadora. 

Ela ainda pontua que após cinco sessões da fisioterapia já é possível assistir a uma melhora no estado de saúde e que o resultado está sendo positivo após sessões com exercícios respiratórios, aparelhos e suportes. 

Com o novo lockdown no município, a Casa Amiga da Criança precisou se adequar devido ao grande fluxo de pessoas, principalmente por se tratar de uma clínica com multiprofissionais. Com a alta de casos em Santa Quitéria também foi notório o aumento de pacientes durante os últimos vinte dias e por isso, foi necessária uma divisão de horários para atender toda a demanda. 

“A gente teve que se adequar ao lockdown. Nós temos um fluxo de pessoas muito grande na Casa, então temos um público de todas as idades e necessidades. Nós não paramos o atendimento porque sabemos que outros problemas precisam ser assistidos, mas reduzimos o fluxo de acordo com a necessidade e urgência dos pacientes”, disse Anastácia. 

A clínica que também conta com o serviço de psicólogos obteve uma grande procura para estes profissionais. De acordo com Anastácia, a Casa Amiga da Criança conta atualmente com dois psicólogos trabalhando presencial e remotamente. Além de pacientes que já eram atendidos antes do início do lockdown, aqueles que testaram positivo para Covid-19 também estão recebendo tratamento através de ligações para lidarem da melhor forma possível com a doença e com o isolamento social. 

Para entrar em contato com a Casa Amiga da Criança, o telefone é (88) 99378-9862 e se você precisar de atendimento em geral ou outras informações sobre Psicologia, Fonoaudióloga, Fisioterapia, Nutricionista e Psicopedagoga, o endereço do estabelecimento é Rua Professora Maria de Lourdes, 370, no centro de Santa Quitéria.