Chuvas desta madrugada causaram mais de 190 descargas elétricas em Santa Quitéria

Chuvas desta madrugada causaram mais de 190 descargas elétricas em Santa Quitéria


As chuvas fortes da madrugada desta quarta-feira, 17, assustaram muitos cearenses. Relatos de trovões, acompanhados também do registros de raios, foram constantes nas redes sociais.

Segundo a Enel Distribuição Ceará, de ontem para hoje já foram contabilizados 656 raios, com maior número de registros em Santa Quitéria (193), Hidrolândia (167) e Russas (44). Esses registros vieram acompanhadas de chuvas em pelo menos 72 municípios do Estado, entre as 7 horas de terça até o mesmo horário desta quarta.

De acordo com os dados parciais registrados até a manhã de hoje, 17, foram contabilizados 42.417 raios em todo o Estado desde o início do ano, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas.

Até então, os municípios mais atingidos são Granja (3.066), Santa Quitéria (1.676), Crateús (1.547), Sobral (1.257) e Morada Nova (1.139). Neste mês de março, foram registradas mais de 13 mil descargas, com destaque para o primeiro dia do mês que segue com a maior incidência de descargas atmosféricas no Ceará, totalizando 2.429.

Em 2019, mais de 60% dos raios também haviam sido registrados nesses municípios, sendo o maior número em Santa Quitéria. Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, como explica a Enel.

O POVO Online