COLUNA: Jogos adiados, zebras acontecendo e nordestinos bem na fita; confira os resultados da primeira fase da Copa do Brasil 2021

COLUNA: Jogos adiados, zebras acontecendo e nordestinos bem na fita; confira os resultados da primeira fase da Copa do Brasil 2021


Na última quinta-feira, 18, aconteceu o que eram pra ter sido os últimos jogos da primeira fase da Copa do Brasil. Mas, um imprevisto previsível acabou atrapalhando os planos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), órgão que organiza a competição. O governo de Goiás e Minas Gerais, decretaram lockdown e, com a medida, veio a paralisação do futebol nos estados. Com isso, cinco jogos que iriam ocorrer pela Copa do Brasil, tiveram que ser adiados, sem previsão de realização. 

Dos quatro jogos que iriam acontecer em Goiás, três clubes mandantes são de outro estado. É o caso do Ypiranga/AP (que enfrenta o Santa Cruz/PE), Porto Velho/RO (que recebe o Ferroviário-CE) e Palmas/TO (Avaí/SC é seu adversário). Ypiranga e Porto Velho, por estarem incapacitados de mandarem jogos em seus respectivos estados, escolheram por levar suas partidas para Goiânia. Palmas iria jogar em Minas Gerais. Os outros dois embates adiados, são: Jaraguá/GO x Manaus/AM e Goianésia/GO x CRB/AL, que, incialmente, aconteceriam também em Goiás. A CBF ainda não definiu data nem local para a realização das partidas. 

Agora, a falar dos jogos que realmente vieram a acontecer, a região nordestina representou bem na primeira fase da competição mais democrática do país. Apesar de quatro, dos quarenta jogos da fase inicial, terem sido entre nordestinos, tivemos uma quantidade boa de clubes da região atingindo os objetivos e indo para mais um jogo no campeonato. 

Ao todo, dos que não foram adiados, 21 nordestinos disputaram a primeira fase e 10 passaram, foram eles: 4 de Julho/PI, ABC/RN, CSA/AL, Bahia/BA, Picos/PI, Juazeirense/BA, Vitória/BA, Retrô/PI, Fortaleza/CE e América/RN. Menos da metade, é verdade. Porém, como quatro confrontos foram entre nordestinos, apenas um de cada confronto, obviamente, avançariam. Além de Santa Cruz, CRB e Ferroviário, favoritos em seus embates (não confiemos muito nisso), que ainda jogam. Sem falar do Ceará, que, por ter sido campeão da Copa do Nordeste 2020, está garantido e entra só na terceira fase da competição. 

As zebras ficaram por conta de Juazeirense, que ganhou do Sport pelo placar de 3 a 2 em um jogo bastante polêmico, com quedas de energia, ambulância em campo e jogo terminado antes do tempo. Sport foi o único clube da série A, eliminado na primeira fase da Copa do Brasil de 2021. E o Goiás, que acabou levando um 3 a 1 do Boavista. 

Vasco e Cruzeiro passaram empatando seus jogos e contaram com o regulamento: empate fora de casa classifica o time visitante. Botafogo goleou o Moto Club por 5 a 0. E o Corinthians foi bem contra o Salgueiro, fazendo um 3 a 0, fora de casa, assim como o clube carioca.