COLUNA: No Nordeste, Estado do Ceará foi dominante em títulos na década; veja números

COLUNA: No Nordeste, Estado do Ceará foi dominante em títulos na década; veja números


No último domingo, 7, a temporada 2020 do campeonato brasileiro se deu por finalizada com o título do Palmeiras em cima do Grêmio, na finalíssima da Copa do Brasil. Com isso, a década foi finalmente fechada. Foram 10 anos muito especiais para o futebol cearense, os números, títulos e conquistas, você fica sabendo aqui. 

Pode parecer exagero, quando é colocada a palavra dominante para referir-se às campanhas dos times cearenses na década passada. Não é como se os demais clubes nordestinos não tivessem tido chance, mas, como há muito tempo não se via, o futebol da terra da luz foi, pelo menos em títulos, o principal na região nordestina. 

Que Ceará e Fortaleza vem de anos em processo de estruturação e trabalho sério, não é segredo para ninguém. O profissionalismo antecede as conquistas em qualquer ambiente, e, no futebol, não é diferente. 

Na listagem que fiz, procurei focar somente nas principais competições. Taça Fares Lopes não foi contabilizada. 

Conquistas do Ceará
O Alvinegro de Porangabuçu foi o que mais teve títulos no Nordeste, logo, no Estado também. Foram 8 canecos levantados pelo Vovô: Cearenses de 2011/12/13/14/17/18 e Copa do Nordeste 2015/20. Vale ressaltar que ambas as conquistas do Nordestão do Ceará foram invictas. 

Fortaleza
O Tricolor do Pici não fez muito diferente do seu rival e, também teve conquistas inéditas. O Leão acumulou 6 títulos conquistados; confira quais foram: Série B 2018, Copa do Nordeste 2019 e Cearenses de 2015/16/19/20. Além de ter conseguido chegar, pela primeira vez em sua história, em uma competição internacional.

Ferroviário
O Tubarão da Barra não faz feio diante dos coirmãos da capital. Para um clube que parecia, no início da década, “morto”, o Ferrão conseguir se reerguer também com muita seriedade e profissionalismo interno e fez boas campanhas na Copa do Brasil, chegando até a eliminar o Sport, em 2018, além de ter sido campeão da Série D no mesmo ano. 

No Geral, 15 títulos na década para os cearenses. O Estado mais vencedor na Região, com uma conquista a mais que o 2º colocado, Pernambuco. Os resultados positivos o suficiente para fazer, ainda, a Federação Cearense de Futebol (FCF) passar a de Pernambuco (FPF) e Bahia (FBF), no ranking da CBF. Com isso, os clubes cearenses terão mais vagas em Copa do Nordeste e até mesmo na Copa do Brasil.

Vicente Barcelos