Concursos públicos estaduais no Ceará vão ter 20% das vagas para negros, sanciona Camilo

Concursos públicos estaduais no Ceará vão ter 20% das vagas para negros, sanciona Camilo


O governador Camilo Santana (PT) sancionou, nesta quinta-feira (25), feriado de Data Magna no Ceará, uma lei que estabelece 20% das cotas dos concursos públicos do estado exclusivamente para negros. A data lembra a abolição da escravidão na província do Ceará, que ocorreu quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. A lei já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará.

"Nós aproveitamos o dia de hoje para sancionar uma importante lei que foi aprovada pela Assembleia Legislativa que trata de 20% das cotas dos concursos públicos do estado do Ceará para negros. Isso é um reconhecimento, considero que o estado em si, o estado brasileiro tem uma dívida histórica muito grande com os negros. E todas as políticas afirmativas que nós pudermos fazer para apoiar esse setor, são muito importantes", disse Camilo.

O governador também informou que o estado deve lançar, nos próximos dias, concursos públicos da Polícia Militar e da Polícia Civil. No certame, 20% das vagas serão destinadas para negros.

"Lembrando que todos os concursos públicos que o estado lançar a partir de agora, que inclusive deverá lançar nos próximos dias o da Polícia Militar, o da Polícia Civil, o da saúde, vamos ter concurso para a Secretaria da Fazenda, vamos ter concurso para a Semace, vamos ter uma série de concursos importantes esse ano e no próximo ano e que já vai passar a valer os 20% da cota dessas vagas para negros aqui no estado do Ceará", pontuou o governador.

G1 - CE