Coordenadora de vacinação anuncia drive-thru em Santa Quitéria e convoca quiterienses a se cadastrarem no Saúde Digital

Coordenadora de vacinação anuncia drive-thru em Santa Quitéria e convoca quiterienses a se cadastrarem no Saúde Digital


À frente da coordenadoria de vigilância epidemiológica de Santa Quitéria há aproximadamente duas semanas, a enfermeira Emanuela Barbosa recebeu a reportagem do A Voz de Santa Quitéria nesta terça-feira (23) para explanar sobre a 2ª fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. A ex-secretária de Saúde do município assumiu o cargo em substituição a Manoel Medeiros Sousa.

Ao todo desde janeiro, já foram distribuídas mais de 5 mil doses de imunizantes e pelo menos, 2,6 mil pessoas tiveram a primeira dose aplicada. De acordo com Emanuela, Santa Quitéria está avançada dentro da 1ª fase, que cobre idosos com mais de 85 anos e com as 1,8 mil vacinas que chegaram ontem, vai impulsionar a imunização de forma mais rápida.

A coordenadora relatou que alguns idosos ainda estão recusando a vacina e por vezes, é necessário que a família faça a intervenção para ocorrer o trabalho completo. “É um direito da pessoa (querer tomar ou não), mas temos documentado quem se recusa a tomar a vacina. É assinado um termo de recusa que será arquivado juntos o prontuário do paciente”, informa.

Segunda fase da vacinação
Ao ser questionada sobre o início da segunda fase no município, Emanuela explicou que o Estado envia para as cidades uma determinada meta de vacinação para que possa ser completada e assim passar para a fase seguinte. 

Na primeira, Santa Quitéria conta com uma meta de 2.090 idosos acima de 75 anos. Até hoje (23), o município já vacinou 85,4% pessoas dentro do primeiro grupo e a partir de metas próximas a 90%, o Estado já libera novas doses para a segunda fase. Ela ainda relembra que a fase seguinte é decrescente, ou seja, primeiramente de 70 a 74 anos, depois de 65 a 69 anos e assim decrescendo.


E os profissionais de saúde?
Barbosa ressaltou que a Secretaria de Saúde não deixou de vacinar os profissionais da saúde, mas ocorreu sim uma pausa devido ao fato de que alguns da área “adoeceram, tiveram sintomas gripais e estão aguardando resultados”, para o processo dar continuidade.

Até o momento, 843 profissionais de saúde já receberam a primeira dose e 701 receberam a segunda dose. Devido ao aumento de sintomas, este grupo ainda não atingiu 100% da meta indicada. 

Durante a segunda fase, o Governo do Estado sinalizou para os municípios priorizarem idosos a partir de 60 anos. Entretanto, Emanuela ressaltou que a Prefeitura não deixará de vacinar profissionais da saúde, mas será destinada única e exclusivamente para aqueles que estão na linha de frente.  

Os trabalhadores da saúde são entendidos não só como médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas, mas também aqueles que trabalham no serviço de saúde. Esses profissionais continuarão a ser vacinados”, pontuou.

Novas medidas de vacinação 
Durante esta semana, a Secretaria de Saúde de Santa Quitéria está organizando ações para intensificar a vacinação. Emanuela contou em primeira mão, que está sendo planejado um drive-thru para a distribuição dos imunizantes e neste primeiro momento será apenas para sede e depois irá se expandir para os distritos.

A Coordenadora também relembrou que é de extrema importância utilizar o aplicativo “Saúde Digital”. Por lá, a população consegue realizar os cadastros e ainda ajudam os postos de saúde com a quantidade pessoas perante os grupos de cada fase. 

Por fim, Emanuela relembrou que inúmeras pessoas fora das fases estão buscando vacinação por serem do grupo de risco, mas o Estado sinaliza para a distribuição ocorrer de acordo com o plano estabelecido.

“Existem muitas pessoas que estão procurando (a vacina) porque são dos grupos de risco, mas infelizmente, essas pessoas irão aguardar. O estado sinaliza para a gente vacinar dentro das fases, não podemos abrir exceção para aqueles que não estão dentro da faixa etária. É importante deixar isso claro, façam o cadastro que na hora certa terá vacina para todos”, finalizou.