É #FAKE cronograma que mostra datas de vacinação contra a Covid-19 para todas as faixas etárias

É #FAKE cronograma que mostra datas de vacinação contra a Covid-19 para todas as faixas etárias


Circula nas redes sociais um cronograma com uma previsão de vacinação contra a Covid-19 para diversas faixas etárias. A mensagem mostra datas de imunização, de março até agosto, para a população entre 18 e 71 anos, dividida em diversos grupos. Há compartilhamentos que atribuem a informação ao Ministério da Saúde e outros ao governo do estado. A mensagem, porém, é #FAKE.

Não há, até o momento, dia certo de início da vacinação para todas as idades apresentadas na mensagem encaminhada em aplicativos de conversa.

Procurado, o Ministério da Saúde informa que o cronograma é falso. A pasta explica que não estabelece cronograma prévio com as datas em que cada estado ou município devem fazer a vacinação. E ainda esclarece que “após a distribuição de doses feita pelo governo federal, estados e municípios têm autonomia para seguir a vacinação de acordo com a realidade local e, conforme o andamento da campanha, podem prosseguir ampliando a imunização dos grupos prioritários, sequencialmente, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”.

O governo do Estado também confirma que a mensagem não é verdadeira. Também vale se informar sobre como está a vacinação no município de residência, uma vez que as datas podem variar de uma cidade para outra.

G1