Fazer faculdade online pode ser uma boa opção?

Fazer faculdade online pode ser uma boa opção?


O ensino a distância sempre foi muito subestimado por uma grande parcela da sociedade. Por muitos anos o modelo tradicional de estudos presenciais foi visto como superior a qualquer outro.

A maioria dos estudantes cresceu com o único objetivo de ingressar em uma boa faculdade presencial. Em contrapartida, temos hoje uma geração que consegue visualizar várias outras oportunidades de estudo e com acesso à informação muito mais democrática na internet.

A geração Y deu início a revolução nos modelos de ensino juntamente com a transformação digital. Atualmente com os "Millennials" podemos vivenciar essas modificações na prática, com cada vez mais adeptos ao ensino remoto e a faculdade online.

Os jovens de hoje em dia valorizam ainda mais o próprio tempo, a qualidade de vida e a praticidade. Ingressar na faculdade é um grande acontecimento na vida das pessoas, porém o dia a dia acadêmico presencial é quase sempre maçante e exaustivo.

Ensino online em tempos de transformação digital
Com a pandemia do Covid-19 a maioria das faculdades presenciais foram forçadas a aderir ao modelo de ensino remoto. Apesar dessa modalidade ainda ser diferente da faculdade online e o ensino EAD, isso influenciou na valorização do ensino à distância.

Muitas pessoas que até então nunca tiveram interesse ou a chance de estudar por meio do ensino online tiveram a oportunidade de vivenciar uma modalidade parecida. 

Além disso, com a aceleração da transformação digital as pessoas têm procurado com muito mais frequência esses tipos de cursos.

A faculdade online possui inúmeras vantagens para quem busca otimizar o tempo, maior praticidade e opções de estudos mais acessíveis. 

Além disso, as faculdades online reconhecidas pelo MEC possuem o mesmo nível de credibilidade que as faculdades presenciais e o mesmo nível de aprendizado.

Se interessou pelo assunto e deseja conhecer mais sobre esse tema? Separamos as principais vantagens das faculdades online e algumas dicas importantes para quem deseja ingressar no ensino à distância.


Vantagens da faculdade online
Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, o número de pessoas adeptas às plataformas digitais aumentou drasticamente nos últimos anos e tende a intensificar ainda mais nas próximas décadas.

A tendência é que o ensino a distância se torne cada vez mais popular entre os estudantes brasileiros, pois a credibilidade das faculdades online está no mesmo nível que as faculdades presenciais e o acesso está cada vez mais fácil.

Dentre as principais vantagens de estudar online, a autonomia e a flexibilidade do tempo de estudo é a maior delas. 

Algumas faculdades online possuem a carga horária reduzida, o que possibilita para o aluno maior tempo livre para poder estudar além das matérias do curso, como outros assuntos de seu interesse.

Além disso, essa flexibilidade do tempo e a liberdade de escolher o melhor horário para estudar é um grande diferencial para quem possui um emprego fixo e precisa conciliar o trabalho com os estudos.

Muitas pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho buscam nos cursos online uma forma de se aperfeiçoar e garantir maior remuneração na área de atuação. 

Tenha mais destaque com um curso superior
Hoje em dia, com o mercado cada vez mais competitivo, todas as formas de melhorar o currículo e adquirir maior conhecimento são válidas. Um curso superior agrega muito valor para qualquer profissional e pode ser um fator decisivo na hora da contratação. 

Além disso, é importante estar atento a outros elementos importantes que irão somar muito no seu futuro profissional. Um deles é o e-mail profissional, que pode ser criado ainda durante a faculdade. 

Além do curso superior, ter um e-mail profissional também é uma forma de ampliar sua credibilidade e enriquecer o seu currículo. Com isso, você pode utilizar as funcionalidades do e-mail profissional para organizar seus estudos, como agenda, separar os e-mails por assuntos e não ter distrações com spam ou e-mails indesejados.

Mais acessível
Outra grande vantagem da faculdade online é ser acessível para pessoas de todos os lugares, com possibilidade de acesso do mundo todo. 

Caso não tenha o curso desejado na sua cidade, a faculdade online é uma grande oportunidade de estudo sem ter que sair de casa ou mudar de cidade.

Além disso, é uma ótima opção para quem não tem condições financeiras para locomoção até a faculdade ou deseja economizar com o transporte.

Somado a tudo isso, a faculdade online atua como uma ferramenta de inclusão e de acesso à educação para uma parcela da sociedade que possui algum tipo de deficiência.

A maioria dessas pessoas enfrentam muitas dificuldades com a falta de estrutura e acessibilidade nas cidades, dificultando o deslocamento do dia a dia. 

O ensino online é uma forma segura e descomplicada de obter o curso superior sem se submeter a esses obstáculos.

Faz parte da transformação digital
Estudar por meio de uma plataforma digital além de ser uma forma de organizar melhor os estudos e os conteúdos de cada aula, é também uma forma de aumentar as habilidades com o meio digital e de se ambientar ainda mais com as ferramentas digitais.

Ter habilidades no meio digital é um grande diferencial no mercado atual, visto que a internet se tornou o espaço onde tudo acontece, inclusive as grandes oportunidades profissionais.

Estar inserido no digital te proporciona maiores possibilidades de trabalho e networking, pois facilita a criação de conexões com pessoas ao redor do mundo.


Como funciona a faculdade online
Embora os cursos à distância sejam majoritariamente online, é necessário ter pelo menos 20% da carga horária em atividades presenciais. Ou seja, em algum momento durante cada período o aluno deverá comparecer no campus da faculdade ou no local destinado para a prática.

Os cursos mais teóricos costumam cobrar menos carga horária de prática, pois não possuem atividades em laboratório. Entre eles estão: filosofia, administração, ciências contábeis, pedagogia, dentre outros.

Os cursos são diversificados assim como na faculdade presencial, pois o aluno pode escolher o bacharelado, licenciatura e até mesmo tecnólogo, que são cursos mais rápidos, ideal para quem busca se aperfeiçoar na área em que já atua no mercado de trabalho.

O processo de ingresso na faculdade online é muito mais fácil do que nas faculdades presenciais, pois o número de vagas oferecidas é bem maior e a concorrência é menor, ou seja, as chances se multiplicam.
Para se inscrever e se matricular basta acessar o site da faculdade e preencher as informações requisitadas como o seu nome, CPF e um e-mail pessoal ou se for o caso, o seu e-mail profissional.

Faculdades online reconhecidas pelo MEC
Embora muitas pessoas ainda pensem o contrário, os cursos online possuem a mesma validade no mercado que os cursos superiores presenciais. 

Assim como as instituições presenciais, as faculdades online também passam pelo processo de validação do MEC e devem ser autorizadas por ele.

Alguns exemplos de faculdades privadas reconhecidas pelo MEC são:

Além dessas, há também cursos online reconhecidos pelo MEC em algumas faculdades públicas, como a UNB, UFSCAR, e várias outras.

Melhore seu rendimento estudando à distância
Embora a faculdade online seja uma opção prática e proporcione autonomia do próprio tempo, é preciso ter muita disciplina e organização para manter a constância dos estudos em dia.

Estudar à distância, seja em casa ou em qualquer outro lugar remoto que não seja o ambiente acadêmico, requer ainda mais foco e determinação, pois as distrações serão muito maiores.

Uma dica importante é criar uma rotina de estudos, com horário para começar e para terminar as atividades relacionadas à faculdade. Isso gera maior controle sobre os conteúdos estudados e aumenta a produtividade no curso.

Determine um local exclusivo para os estudos, com o menor risco de distrações possíveis. É essencial que o aluno tenha um espaço adequado para estudar fora da área comum da casa, onde ele consiga se concentrar com mais facilidade sem se dispersar com outras coisas.

Conclusão
Já decidiu qual curso irá fazer?  A faculdade online é uma opção acessível a todos e com uma variedade imensa. É uma das alternativas de garantir maior conhecimento de forma prática e sem perda de tempo.
Com o bombardeio de informações e conteúdos digitais disponíveis atualmente, iniciar os estudos e garantir o curso superior tornou-se muito mais fácil.

Além disso, as redes sociais e os aplicativos digitais facilitaram muito o acesso à informação e podem ser grandes aliados nos estudos online, se usados de forma adequada.

O Spotify, por exemplo, possui uma quantidade enorme de podcasts sobre variados assuntos e áreas do conhecimento. Pesquise sobre as possibilidades, invista nos estudos online e os resultados positivos virão.