Hidrolândia vai comprar capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19

Hidrolândia vai comprar capacetes Elmo para tratamento de pacientes com Covid-19


A Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta quarta-feira (10) que solicitou a compra de capacetes de respiração assista Elmo, para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19.

Desenvolvido aqui mesmo no Ceará em uma parceria público-privada, o dispositivo melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não-invasivo, de menor custo e mais seguro para os profissionais de saúde.


Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.

O equipamento pode ser desinfectado e reutilizado. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e a maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus.