Mais de 28 mil brasileiros morreram de Covid-19 nos hospitais do país sem passar por uma UTI. O levantamento está publicado na edição deste domingo (28) do jornal O Globo e analisou as 11 primeiras semanas do ano.
A pesquisa mostra que os óbitos de pacientes que não chegaram ao tratamento intensivo neste ano são 38% do total, sendo quase 40% entre 14 a 20 de março.
São praticamente quatro em cada dez das 743.105 mortes por Covid deste ano na base do Sivep-Gripe, sistema usado pelo Ministério da Saúde para monitorar as internações nas redes pública e privada.
Nos dados analisados pelo GLOBO foram considerados pacientes já classificados como de Covid-19, a maioria, e os que receberam provisoriamente o diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não específica, mas que, seguindo metodologia da Fiocruz, traziam sintomas indicativos da doença: febre acompanhada de tosse, dor de garganta, desconforto respiratório, falta de ar, baixa saturação de oxigênio no sangue, perda de olfato ou de paladar.