Peixe raro e exótico aparece em praia cearense e chama atenção de moradores; confira vídeo

Peixe raro e exótico aparece em praia cearense e chama atenção de moradores; confira vídeo


Um peixe-lua, animal muito raro, foi encontrado por surfista e moradores da Praia da Leste Oeste, em Fortaleza, e chamou atenção de quem o viu pela anatomia exótica. De acordo com pescadores da região, o animal estava na água e surgiu na areia quando a maré baixou.


O oceanografista Luís Ernesto Arruda Bezerra, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirmou que o peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo e que existem cinco espécies no mundo. Luís Ernesto afirmou ainda que esses animais vivem em mares tropicais e profundos. O peixe costuma viver em regiões com cerca de 700 metros de profundidade e que por isso tem uma aparição incomum em praias e regiões onde o mar tem pouca profundidade.

A doutora em oceanografia do Labomar Caroline Ferreira Feitosa disse que o peixe-lua é da espécie Masturus lanceolatus, muito raro de ser encontrado.

"Existem duas espécies do peixe no Nordeste. O mola-mola e o Masturus lanceolatus. Esse que apareceu em Fortaleza é o Masturus lanceolatus, que é muito difícil dele aparecer. Ele foi encontrado recentemente em São José da Coroa Grande, Pernambuco. Queria muito ter estudado ele para ver o que ocasionou ele emergir, já que ele vive a 700 metros de profundidade", explicou.

G1 - CE