Produtores rurais de Santa Quitéria torcem por quadra chuvosa para terminar plantio em março

Produtores rurais de Santa Quitéria torcem por quadra chuvosa para terminar plantio em março


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou ainda em janeiro, o prognóstico para as chuvas nos meses de fevereiro, março e abril de 2021. Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio. Mas para 2021, a maior probabilidade apontada é de chuvas abaixo da média histórica. 

Com o início de março, as irregularidades das chuvas seguem trazendo instabilidade aos produtores de Santa Quitéria. O agricultor Raimundo Martins, da localidade de São José dos Frades pontuou que na região, as plantações estão atrasadas. De acordo com ele, para esse período do ano, já era de se esperar que os legumes estivessem em maior produção. Apesar do medo, Seu Raimundo afirmou ter fé para o plantio. 

Na contramão de São José dos Frades, o agricultor Valdemir Rodrigues, da Serra das Matas afirmou que o inverno na localidade é favorável. “O inverno não está atrasado. Nós temos até o dia 19 de março para concluir as plantações. Ainda está cedo para dizer se vai dar legume ou não”, considerou Valdemir. 

Em Catunda, o agricultor Francisco das Chagas comemora o período chuvoso. Após a primeira remessa, o produtor já está arando o chão novamente para uma nova plantação. 

A atividade rural é a base da economia no Ceará, com quase 3 mil famílias na atividade.

Confira a soma de dados do mês de fevereiro: