Apesar da diminuição de casos, Santa Quitéria ainda apresenta risco altíssimo para Covid-19

Apesar da diminuição de casos, Santa Quitéria ainda apresenta risco altíssimo para Covid-19


Dos 184 municípios do Ceará, em 179, incluindo Santa Quitéria, o nível de risco para a Covid-19 é considerado altíssimo. A métrica utilizada no IntegraSUS pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) vai de risco baixo (nível 1) a altíssimo (nível 4). Nesse último caso, a taxa de ocupação dos leitos deve estar acima de 95%, a de letalidade superior a 3%, e a positividade de testes maior que 75%.

Outras três cidades (Solonópole, Lavras da Mangabeira e Barro) estão no risco alto (nível 3), outros dois municípios (Pereiro e Ererê) estão no risco moderado (nível 2). Os dados dizem respeito às semanas epidemiológicas 11 e 12, período compreendido entre os dias 14 e 27 de março. 

O prefeito de Santa Quitéria, Braguinha (PSB) prorrogou o decreto de isolamento social rígido no município até o dia 04 de abril, restringindo a circulação de pessoas e a manutenção das atividades consideradas essenciais.

"Os casos estão caindo. Está tendo uma diminuição, mas é preciso se manter alerta. Os hospitais referências, em Sobral e Fortaleza, ainda estão lotados, então temos que manter a cautela e seguir com as medidas", afirmou o Secretário de Saúde, Adeilton Mendonça.

Em boletim epidemiológico atualizado no dia 31/03/2021, às 23:00, Santa Quitéria conta com 175 casos ativos e 52 óbitos pela Covid-19.