Camilo anuncia início da reabertura econômica, toque de recolher e lockdown aos fins de semana

Camilo anuncia início da reabertura econômica, toque de recolher e lockdown aos fins de semana


O governador Camilo Santana anunciou, neste sábado (10), que o processo de retomada da economia cearense iniciará na segunda-feira (12). O Estado continuará com isolamento social rígido aos fins de semana e terá toque de recolher, das 20h às 5h. 

Segundo o anúncio, a retomada será gradual, liberando alguns setores a abrir com 25% da capacidade, em horários distintos. O primeiro funcionará das 10h às 16h e o segundo das 12h às 18h. O comércio de rua funcionará das 10 às 16h, incluindo os restaurantes. 

Agora, o novo decreto também irá ampliar as aulas presenciais. Escolas poderão receber até 5 anos e do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, com 30% da capacidade. As igrejas podem abrir com 10% da capacidade. Já os espaços públicos e condomínios particulares continuam restritos. 

Pouco antes de oficializar o início da retomada, Camilo lembrou a importância do distanciamento. "Ontem o comitê tomou a decisão de informar que continuamos, claro, o isolamento social no estado do Ceará, que tem mostrado efeitos importantes e que não depende só de um decreto, depende de cada um dos cearenses", pontuou.

Enquanto isso, sobre a manutenção do isolamento rígido nos fins de semana, o governador reforçou o esquema estabelecido de reabertura. "Vale lembrar que isolamento rígido vai continuar no final de semana, enquanto passarão a ser liberadas gradualmente algumas atividades comerciais de serviço, seguindo rigorosamente todos os cuidados contra a Covid-19", explicou.

Diário do Nordeste