Em meio a primeira semana de reabertura, Santa Quitéria ainda apresenta risco altíssimo para Covid-19

Em meio a primeira semana de reabertura, Santa Quitéria ainda apresenta risco altíssimo para Covid-19


O mapa do Ceará na plataforma IntegraSUS segue praticamente todo vermelho. A cor indica altíssimo nível de alerta para a Covid-19 e está distribuído em 177 municípios. As outras sete cidades têm nível de alerta alto. 

Assim, em todo o Estado a incidência de casos da doença, o número de pessoas que morrem em relação àquelas que foram infectadas e a ocupação de leitos estão muito além do que poderia ser considerado um "novo normal" - nível de alerta mais baixo definido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Em meio a sua primeira semana de abertura, Santa Quitéria segue inserido nos 177 municípios com risco altíssimo para a doença. Os dados coletados na última quinta-feira, (15), indicam a situação constatada nas semanas epidemiológicas 13 e 14, ou seja, de 28 de março a 10 de abril. 


Entenda as classificações de risco
A metodologia da Sesa, que define os quatro diferentes níveis de alerta no Ceará, considera critérios como percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19, taxa de letalidade pela doença e percentual de leitos UTI-Covid ocupados. Incidência de casos diários a cada 100 mil habitantes e internações por causas respiratórias também são levados em consideração.

Para ser classificado em determinada categoria, o município deve ter todos os indicadores dentro do esperado para aquele nível. Quando um dos indicadores ultrapassa, o município avança no nível de risco.

  • Novo Normal: taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 1%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%.
  • Moderado: taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 1,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.
  • Alto: taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 2,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.
  • Altíssimo: taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior ou igual a 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.

O Povo