Feriado de Sexta-feira Santa; saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria

Feriado de Sexta-feira Santa; saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria


O feriado de Páscoa tem início neste dia 2 de abril, Sexta-feira Santa. Em meio a segunda onda da pandemia da Covid-19, Santa Quitéria passa a data em regime de lockdown. O funcionamento do comércio, instituições e órgãos públicos já havia sido alterado pelo decreto de isolamento social rígido, mas, com o feriado, a operação de outros estabelecimentos podem sofrer alterações.  

Neste dia 2 de abril, feriado conhecido como Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e a sua morte na Cruz. A data acontece sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, que o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental. 

A data também é um dos quatro feriados prolongados – que acontecem próximos ao um fim de semana – do ano de 2021. A próxima e última oportunidade para emendar três dias de folga neste ano acontece no segundo semestre, em 15 de novembro – quando é comemorado a Proclamação da República – que acontecerá em uma segunda-feira.  

Confira o que abre e o que fecha na Sexta-feira Santa

Supermercados
A orientação da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) é de que os supermercados funcionem normalmente na data. 

Farmácias
As farmácias e as drogarias têm ponto facultativo, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE).

Bancos
O Sindicato dos Bancários do Ceará informou que a data está inserida no calendário de feriados das instituições, então as agências bancárias não vão funcionar na sexta-feira. Na quinta-feira (1º) o funcionamento será mantido normalmente nos estabelecimentos, segundo a organização. 

Lotéricas
As lotéricas abrem normalmente na quinta-feira, mas fecham na sexta-feira, de acordo com o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce).  

Postos de combustíveis
Os estabelecimentos vão funcionar normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). 

Órgãos municipais
Os servidores de órgãos e entidades da administração pública terão ponto facultativo no expediente desta quinta-feira. A sexta-feira é considerada feriado para a categoria. 

Enel
A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante a data, para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará. Lojas de atendimento fechadas. A Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.

Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também opera em regime de plantão durante o feriado da Semana Santa, nesta quinta-feira e sexta-feira, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto. Já as lojas de atendimento funcionarão normalmente na quinta e fecharão na sexta. Quem precisar de atendimento pode recorrer à central telefônica, pelo número 0800 275 0195.