Feriado Dia de Tiradentes: saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria

Feriado Dia de Tiradentes: saiba o que abre e o que fecha em Santa Quitéria


O feriado de Dia de Tiradentes acontece nesta quarta-feira (21). Em meio a pandemia causada pela Covid-19, Santa Quitéria passa a data em isolamento social, mas com a flexibilização da abertura de alguns setores da economia. O funcionamento do comércio, instituições públicas e serviços já havia sido alterado pelo decreto estadual, mas, com o feriado, a operação de outros estabelecimentos pode sofrer mudanças.

O feriado de Dia de Tiradentes é comemorando sempre em 21 de abril e faz alusão à morte de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Ele é considerado pela história brasileira como o herói da Inconfidência Mineira. As informações são do Guia do Estudante. Tiradentes foi morto enforcado em praça pública no Rio de Janeiro – então capital do país – na manhã de 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e os pedaços foram pregados em postes pelas ruas de Minas Gerais. A data da morte virou feriado nacional em 1890, logo após a Proclamação da República. 

Confira o que abre e o que fecha no Dia de Tiradentes

Supermercados
A orientação da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) é de que os supermercados do Estado funcionem normalmente na data. 

Comércio
O comércio de rua funcionará normalmente, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Pelo atual decreto, as lojas do Centro podem abrir de 07h às 13h.

Restaurantes
Conforme a orientação do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest/CE) o funcionamento do setor de alimentação fora de casa é normal na data, até 13h, com 25% de capacidade de atendimento.

Farmácias
As farmácias e as drogarias abrem, por serem serviço essencial, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE). 

Postos de combustíveis
Os estabelecimentos vão funcionar normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). 

Bancos
O Sindicato dos Bancários do Ceará informou que a data está inserida no calendário de feriados das instituições, então as agências bancárias do Estado não vão funcionar na quarta-feira.   

Lotéricas
A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, caberá a cada unidade a decisão de abrir ou não durante o feriado.  

ENEL 
A Enel Distribuição Ceará informou que montou um esquema de atendimento para o feriado. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante a data. Na área de atendimento ao cliente, a Central de Relacionamento funcionará 24h por dia, por meio do telefone 0800.285.0196, oferecendo todos os serviços da companhia.

CAGECE
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) também opera em regime de plantão durante o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto. Quem precisar de atendimento pode recorrer à central telefônica, pelo número 0800 275 0195, à assistente virtual da companhia, Gesse, que atende pelo site da instituição.