Hidrolândia é a 4ª cidade do Ceará que mais aplicou 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Hidrolândia é a 4ª cidade do Ceará que mais aplicou 1ª dose da vacina contra a Covid-19


Dos 184 municípios cearenses, 47 ultrapassaram as metas de aplicação da primeira dose de vacinas contra a Covid-19. Hidrolândia, na região Norte, é a 4ª cidade do Estado que mais aplicou as doses distribuídas, estando com um percentual de 119,22% e um total de 3.573 pessoas vacinadas, só perdendo apenas para Varjota, Irauçuba e Mombaça.

A determinação da prefeita Iris Martins, acompanhada do secretário de saúde Luan Xavier, é de fazer com que o município atinja a maior cobertura possível. Equipes de vacinação estão trabalhando diariamente tanto na sede quanto na zona rural, além dos mutirões que estão sendo realizados na Quadra Poliesportiva e tendo bastante adesão.


Por critérios de prioridade, devido à baixa quantidade de doses, somente foram e estão sendo vacinados até o momento profissionais da saúde da linha de frente do combate à Covid-19, idosos com mais de 60 anos de idade e profissionais da segurança. Dependendo do envio de mais doses pelo Governo Federal nos próximos dias, Hidrolândia deverá entrar na terceira fase da campanha, que engloba pessoas com comorbidades e com deficiência permanente grave.

A maior parte das cidades do Ceará (68) está perto da cobertura prevista, com taxas entre 90% e 100%, como é o caso de Santa Quitéria, com 97,60%. Porém, 58 municípios estão em ritmo mais lento, com índices entre 80% e 90%, enquanto que oito estão entre 70% e 80% e três estão abaixo de 70%. Os três mais distantes das metas são Coreaú (51,78%), Altaneira (67,79%) e Salitre (69,46%).