Mulher morre após cair do 3º andar de edifício no Ceará

Mulher morre após cair do 3º andar de edifício no Ceará


Uma mulher morreu após cair do terceiro até o primeiro andar do Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira (19). Segundo testemunhas, a vítima estava com um grupo de pelo menos três pessoas, quando houve a queda. Há a suspeita de que eles estariam pichando a estrutura.

Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) tentaram reanimar a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima, mas ela teria cerca de 20 anos de idade. O Edifício São Pedro é tombado desde o ano de 2015. Ele foi o primeiro da orla marítima de Fortaleza, inaugurado em 1951. A estrutura, contudo, está abandonada e tem sido alvo de saqueadores, além de servir de abrigo para alguns moradores em situação de rua.

Pouco depois da inauguração, transformou-se no Iracema Plaza, passando a operar 75% como hotel. O auge do prédio foi entre as décadas de 1960 e 1980, data da última reforma. Durante 20 anos, o térreo do edifício foi local do Restaurante Panela, frequentado pela alta sociedade local.

Ação contra reformas
Em setembro de 2018, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ajuizou uma ação civil pública para tentar impedir a demolição ou reforma do edifício. O local aguarda parecer do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) para tombamento definitivo.

Segundo o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Fortaleza tem um projeto de transformar o edifício em um prédio comercial. Em 2015 a Gestão Municipal chegou a apresentar Análise de Orientação Prévia para que fosse recuperada a estrutura física da edificação, buscando destinar o local a atividades de hotel, comércio/serviços e residência. A análise foi aprovada em 2016 pela Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor (CPPD).

Em outubro de 2017, o Ministério Público já havia instaurado inquérito civil público solicitando que fossem levantadas informações a respeito de projetos envolvendo a demolição ou reforma do São Pedro.

G1 CE