Primeiro caso no Brasil de Covid por variante sul-africana é identificado em SP

Primeiro caso no Brasil de Covid por variante sul-africana é identificado em SP


O primeiro caso de Covid no Brasil provocado pela variante sul-africana do vírus Sars-CoV-2 foi identificado na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, anunciou o governo paulista nesta quarta-feira.

A informação foi confirmada por Paulo Menezes, médico que é coordenador do Centro de Contingência para a Covid-19 no governo Doria. — Ela é nova no Brasil. Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso — disse ele, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no começo da tarde.

Segundo a TV TEM, afiliada da Globo na região de Sorocaba, a nova cepa foi detectada em uma mulher de 34 anos que apresentou sintomas leves. O monitoramento dos familiares está a cargo da vigilância sanitária do município.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, contou que a análise do material genético da amostra do vírus foi concluída na terça-feira. O trabalho faz parte de uma parceria da instituição com uma rede de laboratórios no estado.

É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes da África do Sul. Portanto, existe também a possibilidade de que seja já uma evolução da nossa P1 [variante brasileira identificada primeiro em Manaus, no Amazonas] em direção a essa nova mutação da África do Sul.

O Globo