Saiba tudo sobre a campanha de vacinação contra a gripe que começa nesta segunda-feira (12) no Ceará

Saiba tudo sobre a campanha de vacinação contra a gripe que começa nesta segunda-feira (12) no Ceará


A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza começa nesta segunda-feira (12). O processo será dividido em três fases e segue até o dia 9 de julho. A imunização, neste ano, ocorre de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) fez uma série de recomendações específicas. Saiba o que muda, quem deve se vacinar e os locais de vacinação no Ceará.

As redes de farmácias, atualmente, oferecem três tipos de testes para a Covid-19: de sangue (que detecta, também, produção de anticorpos); SWAB (do nariz) e de saliva.

A primeira fase da campanha começa amanhã (12) e se estende até o dia 10 de maio. Fazem parte deste grupo crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas (crianças de 6 meses a 18 anos) e trabalhadores da saúde. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, 1.082.438 de pessoas integram o grupo-alvo dessa primeira fase. A meta é vacinar 90%. Até agora, ainda segundo a Pasta, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 313.600 doses. O restante deve ser enviado ao passo em que vacinação avance.

A segunda fase começa no dia 11 de maio e segue até 8 de junho. Nesta etapa, serão vacinados idosos e professores. A terceira e última etapa da vacinação contra a gripe começa em 9 de junho e segue até 9 de julho. Serão imunizadas as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

A Sesa não especificou quantas pessoas devem ser imunizadas ao fim das três fases. No ano passado, no entanto, foram mais de 2,3 milhões de cearenses vacinados. O número representou 97% do público-alvo. Já em todo o País, a campanha deste ano estima que 79.744.470 milhões de pessoas sejam vacinadas contra a Influenza.

Diário do Nordeste