Santa Quitéria inicia primeira etapa da vacinação contra a gripe; veja quais são os grupos prioritários dessa fase

Santa Quitéria inicia primeira etapa da vacinação contra a gripe; veja quais são os grupos prioritários dessa fase


Começou nesta segunda-feira (12), a 23ª Campanha de Imunização contra a Influenza, o vírus da gripe. Esse ano devida a campanha de vacinação contra o covid-19, os idosos não serão os primeiros a serem imunizados contra a gripe. Essa decisão foi tomada como forma de evitar conflito entre as duas campanhas.

A campanha contra a gripe vai até o dia 9 de julho e foi dividida em três etapas:
  • 1ª etapa - de 12 de abril a 10 de maio: crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
  • 2ª etapa - de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
  • 3ª etapa - de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários.

Em Santa Quitéria, a vacinação está acontecendo em todos os postos de saúde do município e é importante que a população respeite os horários marcados para cada grupo prioritários da campanha. De preferência que as crianças sejam levadas até os postos nos horários pela manhã.

A vacinação contra a gripe é uma proteção contra o vírus. Para a Coordenadora da vigilância epidemiológico/imunização Emanuela Barbosa, é importante que as pessoas compareçam aos postos de saúde da sua região para que possam ser imunizadas. Segundo ela, a vacinação "é uma força a mais, é uma estratégia a mais para a gente minimizar algumas doenças, principalmente a gripe, porque a gripe também mata. Nós sabemos que o número de óbitos no país por influenza é alto".

Para os grupos prioritários na vacinação contra o covid-19, é recomendado que sejam imunizados primeiro contra o covid-19 e posteriormente contra a gripe, e que haja um intervalo de no mínimo 14 dias entre as doses dos imunizantes. Pessoas com sintomas gripais não podem ser imunizadas enquanto os sintomas perdurarem.