Enem 2021 pode acontecer apenas em janeiro de 2022

Enem 2021 pode acontecer apenas em janeiro de 2022


Documentos internos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram que a edição de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado em 16 e 23 de janeiro de 2022. O site G1 teve acesso a 3 documentos assinados por 3 diferentes diretorias do Inep em que departamentos ligados à infraestrutura do órgão foram informados da data. A reportagem foi publicada nessa 5ª feira (13.mai.2021).

“Em consonância com as informações apresentadas pelo Presidente do Inep na Reunião de Diretorias ocorrida às 9h de hoje, 3 de maio de 2021, [o ofício] ratifica que os dias 16 de janeiro de 2022 (domingo) e 23 de janeiro de 2022 (domingo) são as datas definidas para as aplicações das provas do Enem regular em sua edição 2021″, diz um trecho dos documentos.

De acordo com a reportagem, os servidores do Inep que assinam os ofícios são Alexandre Gomes da Silva, diretor de Avaliação da Educação Básica, Alfredo Murillo Gameiro de Souza, diretor de Gestão e Planejamento, e Danilo Miranda Pontes Rogério, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais. Os despachos também informam que o Enem Digital, que teve sua 1ª edição neste ano, será realizado nas mesmas datas e horários do Enem presencial.

Em nota publicada no site, o Inep afirmou que “não há definição sobre a data” e “que a edição está garantida e confirmada, porém, o cronograma da aplicação está ainda em planejamento”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eis a íntegra da nota:
“O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano. Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração. O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas. Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência. Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.”

Portaria não inclui Enem em 2021
Uma portaria publicada nessa 4ª feira (12) com as metas do Inep não inclui a aplicação do Enem em 2021. O texto é assinado pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro e traça um planejamento das atividades a serem realizadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Eis a íntegra (71 KB). O documento até cita o “planejamento e preparação técnica” para o Enem 2021, mas não fala em aplicação. Segundo a portaria, os objetivos foram elaborados a partir da análise do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) deste ano.

Em nota enviada ao site G1 nessa 4ª, o Inep garantiu a realização do exame no 2º semestre. O órgão não explicou, no entanto, porque o Enem não consta entre as metas. Nos anos anteriores, a prova aparecia nos objetivos anuais do Inep. “O Ministério da Educação e o Inep (Instiuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) trabalham para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio”, afirmou o Inep.

Poder 360