Faltando pouco mais de um metro para nova sangria, açude Araras tem aumento considerável de volume

Faltando pouco mais de um metro para nova sangria, açude Araras tem aumento considerável de volume


Quarto maior reservatório do estado do Ceará, o açude Paulo Sarasate, em Varjota, vem registrando aumento considerável de volume, sobretudo na última semana. Em sete dias, houve aumento de nove centímetros e já somando um aporte total de 5,19%, desde o início da quadra chuvosa em fevereiro.

De acordo com dados do DNOCS, o Araras se encontra hoje com 715 milhões de m³, o equivalente a 83,19% da sua capacidade. A sangria é atingida na cota 153, portanto, faltando 1 metro e 57 centímetros para transbordar, alimentando novamente a esperança de que o feito ocorra pelo segundo ano consecutivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2020, as águas passaram por cima da parede no dia 23 de abril, tendo permanecido por aproximadamente um mês e trazendo muita alegria aos moradores de Varjota e região em contemplar a beleza da natureza. Ao longo de 63 anos de fundação, já sangrou 19 vezes.


Inaugurado em 1958 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o reservatório é responsável pelo abastecimento de cinco cidades, além da irrigação de milhares de hectares, da criação de peixes e da geração de 6 mil watts de energia. Em janeiro de 2017, após longos anos de estiagem, atingiu o menor volume já registrado das suas águas, comportando apenas 3,41%.

Imagens: Jonas Deison