Ministério da Saúde lança pesquisa para avaliar comportamento da Covid no Brasil

Ministério da Saúde lança pesquisa para avaliar comportamento da Covid no Brasil


O Ministério da Saúde realiza na manhã desta quarta-feira (5) evento de lançamento da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Prevcov). O estudo tem como objetivo identificar o perfil de infecção por coronavírus na população brasileira utilizando a mesma amostra populacional da Pnad Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pnad Covid foi realizada para detectar a presença de anticorpos contra a doença na população brasileira, já a Prevcoc visa entender o comportamento da doença no país e os fatores determinantes para a propagação, como características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes. De acordo com o ministério, a Prevcov será uma das maiores pesquisas globais sobre a prevalência da Covid-19. A pasta afirma que os resultados servirão de orientação para a tomada de decisão contra a pandemia no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo vai focar na magnitude da infecção nas capitais e regiões metropolitanas para então conseguir realizar cálculos mais precisos sobre a morbidade da doença. A pesquisa envolveu diversas entidades de saúde nacionais e internacionais, como a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e IBGE.

CNN Brasil