Novo material didático para ensino infantil e fundamental é lançado no Ceará

Novo material didático para ensino infantil e fundamental é lançado no Ceará


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Programa Mais Infância, lançou nesta terça-feira (4) o Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização. O conteúdo é voltado aos primeiros anos da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental.

Os materiais, organizados em parceria com a Associação Nova Escola, contaram com um investimento de R$ 5,8 milhões. De acordo com o governo, a iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que engloba também a formação de professores e avaliações ofertadas a todos os municípios cearenses por meio das Coordenadorias de Educação e Promoção Social e de Cooperação com os Municípios para o Desenvolvimento na Idade Certa da Seduc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eliana Estrela, secretária de Educação, comentou sobre as diferenças entre o novo material e o utilizado anteriormente. “O material da educação infantil é inédito. São três cadernos para o professor e vai de acordo com a idade e traz toda uma cartilha de como se trabalhar. É como se fosse a rotina do professor para trabalhar a educação infantil. Com o olhar sensível de quem construiu, que são nossas professoras e professores da educação infantil”, destacou a secretária sobre o ineditismo.

Para a criação do novo conteúdo, a Seduc contou ainda com o apoio de professores autores da rede pública cearense. Além de reconhecer as práticas pedagógicas dos profissionais, a participação dos docentes promove a valorização da riqueza cultural do Ceará, trazendo-a como relevo para a discussão dos conteúdos escolares, conforme a Seduc.

Entenda os novos materiais didáticos do Ceará

Material para a Educação Infantil
  • Dividido em dois volumes com três unidades, que ofertam conteúdos diferenciados de acordo com as faixas etárias das crianças: bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses.
  • Cada unidade do material está organizada em atividades recorrentes e sequências didáticas, que têm como referência a imersão dos bebês e das crianças em práticas sociais da nossa cultura.
  • Segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e do Documento Referencial Curricular do Ceará (DCRC), em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Material para o Ensino Fundamental
  • Abrange cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) contemplando do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
  • O material é organizado em dois volumes por bimestre (1 para o estudante e 1 para o professor), que contemplam os conteúdos e habilidades previstas para cada ano/série escolar. Assim, para cada série serão disponibilizados oito volumes ao longo do ano, sendo quatro para estudantes e quatro para professores.
  • Inspirado no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), irá proporcionar aos alunos uma aprendizagem leve e divertida, trazendo situações do seu cotidiano, jogos de aprendizagem e, principalmente, a cultura do nosso Estado. Tudo isso somado a metodologias inovadoras e contando com o elemento chave desse processo: os alunos.

A pretensão é que o material atenda 24 mil professores que atuam na creche e na pré-escola, contribuindo com a ampliação de conhecimentos e experiências sobre os processos de interação e construção de aprendizagens coletivas. Já o conteúdo para o ensino fundamental, envolve o ciclo de alfabetização dos estudantes, que ocorre do 1º ao 3º ano. O conteúdo é organizado em volumes que contemplam os cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia), divididos em cadernos bimestrais para alunos e professores.

G1 CE