Pequenos negócios crescem no dia das mães em Santa Quitéria; doces são os produtos mais procurados

Pequenos negócios crescem no dia das mães em Santa Quitéria; doces são os produtos mais procurados


A pandemia abalou diversas rotinas e setores da sociedade, o setor econômico foi um dos mais atingidos durante esse período. Com o comércio fechado, a busca por serviços autônomos e de microempreendedores tornou-se mais viável, o que resultou em uma crescente taxa de microempreendedores cadastrados durante esse período. Segundo o Mapa das Empresas Ministério da Economia, só ano passado mais de 2.663.309 registros de microempreendedores individuais foram abertos no Brasil, 8,4% a mais do que em 2019.

No dia das mães, é comum que o comércio sofra um aumento significativo nas vendas. Mesmo os principais setores procurados para compra de presentes nesta data sejam o vestuário, de calçados e acessórios, o setor de doceria vem sendo um dos procurados em Santa Quitéria.

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Há três anos, Krishana Café decidiu investir em um novo produto para a sua empresa, tendo os doces como carro chefe, as cestas de café da manhã surgiram como uma inovação para a empresa, sem sair do ramo artesanal. A cada ano ela traz novos produtos para o seu negócio, e ver os números de encomendas crescer.

[Tenho] bom retorno, o cliente gosta do diferenciado, faz bem encontrar algo diferente pra presentear alguém que você ama. Sempre procuro alguma novidade que motive meus clientes. Venho sempre aumentando minhas vendas.

Para Nadson Cruz, a redução da renda mensal da população atingiu diretamente seu negócio e o número de vendas sofreu um declínio significativo. Tendo como principal produto o bolo vulcão, é justamente esse o produto mais encomendado no dia das mães. Para o microempresário da Mansão dos Chefes, investir em datas comemorativas é fundamental e caprichar na decoração dos bolos é o que mais chama a atenção dos clientes.

São seis colaboradores que trabalham incansavelmente para que o produto saia com qualidade e em tempo hábil. Sempre investimos na data [dia das mães] e tentamos colocar algum produto em promoção para crescer nas vendas e também deixar o cliente mais satisfeito.

A tecnologia vem sendo um recurso fundamental para as vendas durante esse período pandêmico, muitos brasileiros vêm usando as redes sociais como objetos de trabalho e divulgação de seus produtos. Thaís Torres trabalha no nicho de doceria desde 2015 e mantem suas vendas exclusivas através das redes sociais, com a Tata Brownie.

Foi uma coisa que cresceu muito durante a pandemia, justamente por as pessoas estarem mais nas redes sociais e por essa ser o tipo de venda mais acessível nos dias de hoje. É um diferencial de negócio, um negócio já criado dentro da rede acaba que ele tem mais facilidade de lidar com essas mudanças.

Esse ano, a autônoma escolheu investir em produtos mais acessíveis para o dia das mães, mas mantendo a qualidade e a variedade dos produtos. Por conta da atual situação financeira das pessoas devida a pandemia, Taís decidiu não investir em outros produtos e manteve-se apenas no seu ramo de doces.

Muitos negócios veem crescendo através desse modalidade e devida a pandemia, as vendas virtuais continuam em uma crescente. As vendas online trazem comodidades e diminuem os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.