Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa em Santa Quitéria

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa em Santa Quitéria


Começou nesta semana, a primeira etapa da campanha de vacinação 2021 contra a febre aftosa no estado do Ceará. Em Santa Quitéria, a vacina já se encontra disponível para venda nas lojas, podendo ser adquirida pelos produtores até 1º de junho, prazo estipulado para que a declaração seja feita.

Devem ser vacinados os animais bovinos de todas as idades. De acordo com Hamilton Júnior, veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) no município, na última campanha Santa Quitéria e Catunda vacinaram mais de 90% do seu rebanho e aguarda-se que, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, esta meta seja novamente alcançada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração pode ser feita tanto no escritório local da Adagri, que funciona no prédio da SOP/DER (saída para Sobral), quanto de maneira virtual no Portal do Produtor - www.adagri.ce.gov.br - onde boa parte dos criadores já são cadastrados e evitam a necessidade de deslocamento.

Quem não vacinar ou não realizar a declaração, está passível de multa no valor de R$ 22,50 por animal.

Até 2022, o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura garantirá, ao Ceará, status de zona livre de aftosa sem vacinação. Esse reconhecimento vai impactar de forma positiva as exportações de carne e de produtos derivados, favorecendo a economia regional.