Santa Quitéria conta com 555 professores da educação básica; cadastrados serão vacinados contra Covid-19

Santa Quitéria conta com 555 professores da educação básica; cadastrados serão vacinados contra Covid-19


Santa Quitéria contava, no ano passado, com 555 professores na educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, aponta a Sinopse Estatística da Educação Básica 2020, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os docentes da rede pública e particular de ensino do Ceará devem começar a ser vacinados contra Covid-19 a partir desta semana, conforme anúncio do governador Camilo Santana, na última sexta-feira (21). No entanto, até às 16h de ontem, a plataforma IntegraSUS, alimentada pela Secretaria da Saúde do Estado, contabilizava somente 350 trabalhadores de educação do ensino básico no Saúde Digital. O cadastro é requisito para acesso à vacina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Sindicato dos Professores de Santa Quitéria e a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento não foram informados de como se procederá essa imunização, até porque sequer sabe quais e quantas doses deverão ser direcionadas para a categoria. Ana Célia Mendonça, presidente do Sindprosq, defende também que outros trabalhadores da educação sejam englobados, como agentes administrativos, vigias, assistentes e etc. A definição se outros membros da educação básica serão contemplados com a vacina deve sair ainda neste início de semana, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

No Brasil, os trabalhadores da educação constam como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI). Porém, no calendário nacional, esse processo só deve ser iniciado após outros grupos se vacinarem na 3º fase, como as pessoas com comorbidade. Com o início da imunização de professores nesta semana, o Ceará deverá sair da lista dos estados que não vacinam docentes contra Covid-19 no Brasil.

A vacinação em Santa Quitéria está na terceira fase, tendo aplicado a 1ª dose em 21 pessoas, de um total de 865 distribuídas para pessoas com comorbidades e deficiência. Gestantes e puérperas permanece suspenso. Em todo o município, já foram aplicadas 7.675 da D1 e 4.765 da D2, conforme o Vacinômetro da Sesa no dia 20.