Santa Quitéria suspende vacinação contra Covid-19 em grávidas após recomendação da Anvisa

Santa Quitéria suspende vacinação contra Covid-19 em grávidas após recomendação da Anvisa


Santa Quitéria paralisou a vacinação de gestantes contra a Covid-19 nesta terça-feira (11), após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender o uso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres grávidas. 

O município, que iniciou a terceira fase da vacinação ontem (10), ainda vacinou duas gestantes que até agora, não apresentaram nenhum episódio reacional. As informações são da coordenadora da vigilância epidemiológica/imunização Emanuela Barbosa, repassadas ao A Voz de Santa Quitéria.

Atualmente, permanece na campanha, segundo o município, puérperas, pessoas com Síndrome de Down, pacientes ostomizados e pessoas com doença renal crônica em diálise. 

Ainda de acordo com Emanuela, o município segue aguardando um posicionamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e Ministério da Saúde através de Nota Técnica para saber como será a imunização desses grupos. 

Sem pronunciamento
O Ministério ainda não se pronunciou sobre para quais públicos as restrições valem. Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, bem como outros municípios brasileiros, já decidiram interromper a imunização nesse grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota da Anvisa afirma que a indicação da bula do imunizante deve ser seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

"A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país. O uso 'off label' de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente", justificou a agência.

Vacinação em gestantes
A imunização de gestantes e puérperas é realizada na terceira fase de vacinação contra Covid-19, que também contempla pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Na primeira etapa dessa fase iniciada nesta segunda, são vacinadas as grávidas e puérperas com comorbidades. Até esta terça-feira (11), o sistema Saúde Digital recebeu 49 cadastros de gestantes de Santa Quitéria e cinco puérperas para a vacinação contra a Covid-19.