Após morte da mãe por Covid, estudante faz rifa para pagar formatura

Após morte da mãe por Covid, estudante faz rifa para pagar formatura


Além de números, as mortes por Covid-19 são responsáveis por causar dores que jamais serão esquecidas. É o caso da estudante de psicologia de 24 anos, Ivna Pontes que perdeu a mãe, Marta Menezes, de 63 anos, para a doença no final do mês de março de 2021. “Desde sempre era eu e minha mãe. Ela era mãe solteira”, relata Ivna.

Dona Marta era a responsável pelo sustento da casa. Após a morte da mãe, as dificuldades financeiras fizeram com que a jovem tivesse de realizar uma rifa de maquiagens para poder concluir o pagamento da formatura. Para conseguir uma renda, Ivna relata que montou uma loja online de maquiagens (@lojabebeauty). No entanto, a estudante conta que as vendas estão reduzidas: “As vendas estão muito fracas, mas pelo menos ela [dona Marta] já tinha me ajudado a montar essa lojinha”. Foi aí que também surgiu a ideia de realizar rifas para conseguir pagar as contas, terminar de pagar a formatura e o resto da graduação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dona Marta
Mãe solteira, Marta Menezes era funcionária pública. Quando se refere à mãe, Ivna diz emocionada: "Ela era uma mulher incrível! Eu espero ser pelo menos metade do que ela foi”. Dona Marta dedicou sua vida ao trabalho, à faculdade e aos cuidados com a filha.

Esses cuidados floresceram em uma grande amizade entre mãe e filha. Marta estava presente em todos os âmbitos da vida de Ivna. O apoio mútuo se estendeu em todas as áreas da vida das duas. A estudante diz que sempre pode contar com o companheirismo da mãe, como foi com o curso superior e para montar sua loja virtual.

Com 63 anos, Marta faleceu no mês de março, vítima de complicações da Covid-19. "No mês de março ela faleceu muito subitamente. Infelizmente, eu era dependente dela e não fiquei com nenhuma renda. Fiquei com o que ela deixou, a casa onde moro". As duas adoeceram juntas por causa do coronavírus. "Eu também tive Covid-19. Eu estive internado e apresentei falta de ar. Meus pulmões ficaram entre 50% a 75% comprometidos", relata a jovem que se recupera da doença, mas afirma ainda apresentar algumas sequelas.

Além da mãe, Ivna também morava com a avó, que morreu no ano passado, 2020. O luto atravessou a jovem por dois anos seguidos. Emocionada ela diz que a avó era uma segunda mãe. Atualmente, Ivna está conseguindo se manter emocionalmente com a ajuda do namorado e da tia: "O meu namorado cuidou de mim e da minha mãe quando a gente pegou Covid-19. E até hoje ele cuida de mim, me dando forças agora", conclui.

Kit
O Kit de Skincare (cuidados para pele) está sendo rifado por 5 reais e contém 1 Água Micelar e 1 Gentle Cleanser da marca Beyoung. O sorteio ocorrerá no dia 01 de julho no meu perfil do Instagram: da estudante @ivnampontes.

O Povo Online