Experiência em Hidrolândia reúne coleta seletiva e apoio à produção agrícola local

Experiência em Hidrolândia reúne coleta seletiva e apoio à produção agrícola local


O deputado estadual Acrísio Sena (PT), vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, visitou uma experiência considerada por ele “extremamente criativa e sustentável” em Hidrolândia.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente daquele município, Henrique César Martins, o carro da coleta seletiva, iniciativa da prefeitura em parceria com ONGs, passa semanalmente nas ruas recolhendo os recicláveis que as residências separaram. Cada casa que entrega recicláveis recebe um vale-alimento. Estes vales são trocados por alimentos produzidos por agricultores do município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os recicláveis são vendidos para pagar os alimentos dos agricultores. Isso estimula a prática da separação do lixo e da reciclagem, ao mesmo tempo que contribui com a ampliação da renda dos agricultores. A Cooperativa Cajazeiras de Agricultores é parceira da iniciativa.

Na última sexta-feira (18 de junho), na sede da Cooperativa, de forma organizada, com distanciamento e máscara, as pessoas entregavam seus vales e levavam frutas, verduras, doces e outros produtos. Um mamão grande é trocado por 2 vales e um quilo de feijão por 5 vales, entre outros exemplos de trocas. Por sua vez, quem quiser, pode completar a sua cesta comprando no local outros produtos. “É uma ideia maravilhosa que pretendemos disseminar em todo o Ceará”, exaltou Acrísio.