Feriado Dia de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha em Santa Quitéria

Feriado Dia de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha em Santa Quitéria


O feriado pelo Dia de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (3). Santa Quitéria está sob o vigor de decreto estadual, que permite a flexibilização de alguns setores da economia. O funcionamento de instituições bancárias e públicas, além de outros setores, sofre alteração com o feriado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expressão Corpus Christi é originária do latim e significa, literalmente, "corpo de Cristo". A data marca a festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue. A celebração não tem data fixa no calendário. Ela deve acontecer 60 dias após a Páscoa, sendo realizada, por sua vez, 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.

O que funciona nesta quinta-feira

Supermercados
A orientação da Associação Cearense de Supermercados  (Acesu) é de que os supermercados do Estado funcionem normalmente na data. 

Lojas e comércio
O funcionamento das lojas é permitido pelo Sindilojas, que determinou que o lojista que abrir o estabelecimento siga o do Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. Pelo atual decreto estadual, o comércio de rua pode abrir até 19h.   

Restaurantes
O Sindicato dos Bares e Restaurantes do Ceará (Sindrest-CE) informou que, pela convenção coletiva da categoria, é permitido trabalhar normalmente no feriado, seguindo o horário do decreto. Conforme o documento, os estabelecimentos têm permissão de funcionar das 10h às 21h, com 50% de capacidade de atendimento.

Farmácias
A data é ponto facultativo para farmácias e drogarias, segundo o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE). 

Bancos
A celebração de Corpus Christi está inserida no calendário de feriados das instituições bancárias, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, então as agências bancárias do Estado não funcionam na quinta-feira. 

Lotéricas
A data é ponto facultativo para as lotéricas cearenses, conforme o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares no Estado do Ceará (Sindiloce). Ou seja, caberá a cada unidade a decisão de abrir ou não.

Postos de combustíveis
Os estabelecimentos funcionam normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

Prefeitura Municipal
Feriado nesta quinta-feira e ponto facultativo para os servidores municipais na sexta.