Hemoce faz coleta de doações de sangue nesta quarta-feira em Santa Quitéria

Hemoce faz coleta de doações de sangue nesta quarta-feira em Santa Quitéria


Nesta quarta-feira (23), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está em Santa Quitéria para coleta de doações de sangue no município. A coleta está acontecendo no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no bairro Boa Vida. As doações podem ser realizadas nos horários de 8h ás 14h.

As doações que estão ocorrendo nesta quarta foram agendadas previamente, os agendamentos foram feitos através do portal do doador e é uma medida para evitar aglomerações nos locais de coleta. Mas, doações sem agendamento prévio também estão sendo realizados no CVT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ser um doador é preciso que a pessoa:
• Tenha peso acima de 50 Kg
• Esteja saudável
• Não tenha sido acometido pelo vírus da gripe nos últimos 30 dias
• Apresentar documento com foto (de preferência recente)

Ricaele Lopes foi uma das doadoras desta manhã, para ela, doar sangue é doar vida, e para ajudar as pessoas ela enfrentou seu medo e fez sua doação. "Desde criança que sempre tive vontade de doar, mas nunca dava certo, e eu sou um pouco medrosa com as coisas, até minha mãe disse que eu era tão medrosa pra fazer certas coisas e não era pra doar, mas vim feliz pois sei que vou ajudar outras pessoas, não estou só doando sangue, estou doando vida", afirma a doadora.

Além de ajudar outras pessoas e salvar vidas, ser um doador traz outros benefícios. No ato do cadastramento e da doação, a pessoa doadora recebe sua carteirinha e tem acesso ao portal do doador onde é possível emitir uma declaração que pode ser apresentada em inscrições de concursos e isentar o doador de pagar a taxa de inscrição. Esse benefício foi um dos motivos para Antônio Michael fazer sua primeira doação. "É a minha primeira vez, e acordei cedo pra estar aqui, decidi ser doador tanto para salvar vidas quanto pela questão das vantagens, sou concurseiro, e decidi que seria também doador", disse Antônio.

Para Pedro Henrique sempre que é possível doar, ele se dirige ao ponto de coleta e faz sua doação. Segundo ele "[essa doação é a] quarta vez, sempre tive essa vontade de doar, uma vez na faculdade consegui, primeira vez perdi o medo, e agora sempre que posso eu venho, fazer a minha parte".

Segundo o enfermeiro do Hemoce, Luís Neto, em Santa Quitéria há sempre uma procura das pessoas para realizarem a doação. Devido ao alto número de doadores no município, o Hemoce visita Santa Quitéria em média três vezes ao ano para a coleta das doações de sangue.