Hidrolândia poderá receber sinal de TV digital

Hidrolândia poderá receber sinal de TV digital


Moradores de Hidrolândia e mais 43 municípios cearenses poderão receber nos próximos meses, o sinal digital das emissoras de TV, com o desligamento do sinal analógico. Ontem (21), foi publicado um edital do Ministério das Comunicações, em que disponibiliza gratuitamente toda a infraestrutura para a transmissão dos sinais digitais.

"Nós vamos trocar todas as antenas analógicas por antenas digitais. As pessoas que ainda estão na era analógica não podem usufruir das novidades e benefícios que a TV digital traz, então vamos mudar esse cenário", ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As prefeituras que manifestarem interesse vão receber os equipamentos e, adicionalmente, a instalação de mais dois canais, um para a transmissão de conteúdos da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e outro para o conteúdo da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Em contrapartida, o município se responsabiliza pela segurança, operação e manutenção da infraestrutura após a implantação.

Além disso, o programa vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, inclusive as beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O Programa Digitaliza Brasil institui a política pública para digitalização dos serviços de televisão, sendo que o compromisso do Ministério é com a conclusão do processo de digitalização dos sinais de TV no país até 2023. Do total de municípios brasileiros, 1.638 transmitem somente TV aberta analógica, que contempla uma população de mais de 23 milhões de habitantes.