Médico do Hospital de Ipueiras recomenda uso de “matabicheiras” para paciente e é demitido

Médico do Hospital de Ipueiras recomenda uso de “matabicheiras” para paciente e é demitido


Um médico do Hospital e Maternidade Otacílio Mota em Ipueiras-CE recomendou verbalmente o uso de um “matabicheiras” para um paciente que estava internado na unidade hospitalar nesta quarta-feira (23/06). Um acompanhante do paciente que estava internado filmou o produto recomendado pelo médico, soltou nas redes sociais e viralizou na internet. A repercussão foi tão negativa que obrigou o gestor municipal, Júnior do Titico (MDB) a se manifestar anunciando a demissão do médico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora do hospital, Rosane Martins, confirmou as informações sobre o procedimento médico. O paciente deu entrada no hospital na segunda-feira (21), com diagnóstico de miíases, após a realização de alguns exames, posteriormente, o médico teria sugerido verbalmente ao paciente e familiares que comprasse um produto de uso veterinário conhecido como matabicheiras. De acordo com a diretora do hospital Otacílio Mota, após tomar conhecimento da conduta médica, proibiu o uso do produto e no dia seguinte, a gestão resolveu demitir o médico. O paciente continua internado tomando outra medicação.


O produto recomendado pelo médico é um larvicida bernicida repelente cicatrizante formulado a base de Vapona e Supona usado em animais,  indicado para prevenir e curar infecções e bicheiras (miíases) nos umbigos dos animais recém-nascidos e nas feridas causadas por castração, descorna, amputação de cauda, marcação, tosquia, pisaduras, escoriações diversas e na sutura de cirurgias.

Especialistas alertam que o uso de medicamentos veterinários em humanos pode trazer riscos à vida, pois trata-se de um composto feito para um outro tipo de organismo.

A direção do Hospital e Maternidade Otacílio Mota em Ipueiras não revelou o nome do médico e do paciente por questões éticas.

Ceará Notícias