Santa Quitéria aplicou 1.700 vacinas contra Covid-19 em moradores de outras cidades e estados

Santa Quitéria aplicou 1.700 vacinas contra Covid-19 em moradores de outras cidades e estados


Pelo menos 1.721 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelo município de Santa Quitéria em moradores de outras cidades, fossem de regiões vizinhas ou de áreas mais distantes. O número de quiterienses que procuraram a imunização em locais distintos também é considerável.

Os dados, consolidados até a metade de junho, são do painel de vacinação do grupo ModCovid19, analisados e disponibilizados pelo Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados (LED), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), de acordo com os registros abertos do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI).

Segundo o painel, a maioria de não-residentes que vêm até Santa Quitéria são de Fortaleza (17%), Sobral (13%) e até do Rio de Janeiro (9%). Já os que optam por se vacinar em outros locais, os principais destinos foram Fortaleza (32%), Sobral (16%) e Rio de Janeiro (6%). Entre as cidades vizinhas, a procura maior se dá pelos moradores de Varjota, Hidrolândia e Catunda.

Para o professor Krerley Oliveira, coordenador do LED, esses deslocamentos, conhecidos como “subfluxo de vacinação”, acabam causando um desequilíbrio. "É um problema comum de um município que começa a vacinar a população de uma idade, por exemplo, e o município do lado ainda não começou esse grupo. Então as pessoas acabam indo para o que está vacinando", afirmou.

Em relação aqueles que estão tentando se vacinar em cidades onde o ritmo de vacinação está mais acelerado, o vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade, reforça a necessidade de as pastas da saúde verificarem o comprovante de residência.

Como a distribuição da vacina contra Covid-19 nos municípios é realizada a partir do cadastro na plataforma estadual Saúde Digital, Rilson alerta que a imunização de pessoas de fora pode comprometer o controle do processo.