Brasil domina no vôlei, WO por Covid e cearense eliminado; saiba o que aconteceu no primeiro dia dos Jogos Olímpicos

Brasil domina no vôlei, WO por Covid e cearense eliminado; saiba o que aconteceu no primeiro dia dos Jogos Olímpicos


As Olimpíadas de Tóquio 2021 estão no dia 1. O Brasil viveu o ponto alto com o vôlei, que dominou e venceu os jogos na quadra e na praia. Por outro lado, o time tupiniquim amargou duras derrotas nas competições que aconteceram entre a noite de sexta-feira, 22, e a madrugada de sábado, 24. Entre elas, as eliminações do cearense Thiago Monteiro, da esgrimista Nathalie Moellhausen, do atirador esportivo Felipe WU e dos judocas Eric Takabatake e Gabriela Chibana, que impediram qualquer chance de medalha para os brasileiros.

O dia 1 em Tóquio também registrou o primeiro WO por Covid-19, a estreia do astro do tênis Novak Djokovic e as primeiras medalhas da Olimpíada.

Vôlei 100% de aproveitamento
A dupla Alison e Álvaro bateu os argentinos Azaad e Capogrosso, carimbando a estreia do vôlei de praia em Tóquio. Na sequência, foi a vez de Ágatha e Duda vencerem as argentinas Gallay e Pereyra.

A estreia tão aguardada do time masculino do Brasil no vôlei de quadra teve vitória tranquila com show de Doulas Souza, novo xodó do esporte olímpico. Triunfo por 3 a 0 sobre a Tunísia.

WO por Covid
A dupla tcheca Barbora Hermannova e Marketa Slukova, do vôlei de praia, testou positivo para o novo coronavírus, resultando no primeiro WO por Covid-19 na Olimpíada de Tóquio. Elas enfrentariam as japonesas Miki Ishii e Megumi Murakami, que foram declaradas as vencedoras.

Esperança do Brasil por medalha na esgrima cai em duelo emocionante
De forma dramática, a campeã mundial Nathalie Moellhausen, principal esperança de medalha para o Brasil na esgrima, perdeu para a italiana Rossella Fiamingo por 27 a 24. A brasileira deu adeus a disputa de forma precoce.

Cearense eliminado no tênis
Thiago Monteiro foi eliminado na primeira rodada ao perder para o alemão alemão Jan-Lennard Struff. Caso vencesse, ele enfrentaria o melhor do mundo na modalidade, o sérvio Novak Djokovic, que estreou com domínio absoluto sobre o boliviano Hugo Dellien.

Judô brasileiro sem medalhas
No primeiro dia de competição do judô em Tóquio, os judocas brasileiros foram eliminados nas categorias até 48 kg, no feminino, e até 60 kg, no masculino. Gabriela Chibana perdeu para a kosovar Distria Krasniq, enquanto Eric Takabatake foi derrotado por Soukphaxay Sithisane, de Laos.

Primeira medalha de ouro
A chinesa Qian Yang foi a primeira atleta a conquistar a medalha de ouro em Tóquio. Ela conseguiu a vitória na carabina de pressão de 10 metros.

Felipe WU sem medalha
Prata na Rio-2016, Felipe WU era a principal esperança do Time Brasil por medalha em Tóquio no tiro esportivo. Entretanto, o brasileiro deu adeus na fase classificatória.

Brasil estreia com derrota no handebol 
O time masculino do Brasil estreou no handebol com derrota para a Noruega. Os brasileiros começaram bem, mas não conseguiram manter o mesmo nível de atuação diante do adversário, cotado para medalhas em Tóquio.

Brasileira entre as 9 melhores no levantamento de peso
Natasha Rosa encerrou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio na nona colocação da categoria -49kg do levantamento de peso feminino. Ao todo, a brasileira alcançou um total de 173kg.

Como foi a abertura das Olimpíadas de Tóquio
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio aconteceu na sexta-feira, 23 de julho. O evento começou às 8 horas da manhã (horário de Brasília). A abertura, realizada um ano depois do planejado em um Estádio Olímpico praticamente vazio devido à pandemia de Covid-19, focou do início ao fim em uma mensagem de união, à imagem e semelhança do lema olímpico em tempos difíceis: "Mais rápido, mais alto, mais forte... juntos".

Quando o mundo enfrenta uma pandemia que deixou mais de quatro milhões de mortos e que colocou os Jogos Olímpicos em xeque, a organização apresentou uma abertura cheia de originalidade, unindo a tradição do Japão - com evocações de sua rica história e cultura - e a tecnologia e suas inovações com a nuvem de drones sobre o local e a música dos videogames que acompanharam o tradicional desfile de atletas. 

O Povo Online