Desistência de Biles, vitória do Brasil no futebol e polêmica no judô; saiba o que aconteceu no quinto dia das Olimpíadas de Tóquio

Desistência de Biles, vitória do Brasil no futebol e polêmica no judô; saiba o que aconteceu no quinto dia das Olimpíadas de Tóquio


As Olimpíadas de Tóquio 2021 estão no dia 5. O Time Brasil oscilou nos desempenhos entre altos e baixos, ficando sem medalhas. Houve duras derrotas, como a polêmica eliminação de Maria Portela (saiba mais abaixo), mas também tiveram vitórias importantes e resultados expressivos para animar a torcida brasileira. Veja o resumo do que aconteceu entre a noite de terça, 27, e a madrugada de quarta, 28, enquanto você dormia.

O dia 5 contou com feito histórico no tênis brasileiro, empate sem brilho do Brasil no futebol masculino e a canoagem na semifinal. Simones Biles surpreendeu ao anunciar desistência em prova individual. Estrelas do esporte olímpico também entraram em ação em suas modalidades, como os tenistas Novak Djokovic, Stefanos Tsitsipas e Andy Murray e o jogador de basquete Kevin Durant.

Futebol 
A seleção brasileira de futebol confirmou a força da equipe no grupo D, bateu a Arábia Saudita por 3 a 1 e avançou para o mata-mata na Olimpíada. Richarlison marcou dois gols no triunfo do Brasil e se tornou o artilheiro isolado da competição com cinco gols.

Feito histórico no tênis
As tenistas Lauro Pigossi e Luísa Stefani fizeram história pelo Time Brasil ao avançar para as semifinais do tênis de dupla. É a primeira que mulheres brasileiras chegam a esta fase na modalidade em uma edição dos Jogos Olimpícos.

Desistência de Biles e brasileira favorita
Candidata a maior estrela dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Simone Biles sentiu a pressão e desistiu de competir a final do individual geral na ginástica artística. Sem a norte-americana, a brasileira Rebeca Andrade vira a favorita ao ouro e chega para a decisão com a maior pontuação da classificatória.

Brasil disputa finais, mas fica sem medalha na natação
O Time Brasil disputou duas finais em provas da natação. Nos 200m borboleta, Leonardo de Deus terminou em sexto lugar. Já no revezamento 4x200m livres, com participação do cearense Luiz Altamir, os brasileiros ficaram na última posição.

Polêmica eliminação no judô
Maria Portela foi eliminada na categoria até 70kg após ser derrotada pela russa Madina Taimazova. Em duelo que durou mais de 14 minutos, o resultado causou polêmica por decisão da arbitragem. A brasileira aplicou um golpe no golden score, porém os árbitros de vídeo entenderam que não foi um wasari. No masculino, Rafael Macedo também sofreu o revés na categoria até 90kg.

Cearense derrotada no vôlei
A dupla brasileira formada pela cearense Rebecca Silva e Ana Patrícia perdeu para as letãs Kravcenoka e Graudina por 2 sets a 1, no vôlei de praia. Este jogo foi válido pela segunda rodada da fase de grupos.

Canoagem na semifinal
Dois brasileiros garantiram vaga para a semifinal na canoagem. Ana Sátila se classificou na categoria C-1 (canoa) com o quarto lugar, enquanto Pepê Gonçalves avançou em décimo colocado na K-1.

Oitavas de final garantida no tiro com arco
O brasileiro Marcus D'Almeida venceu o holandês Sjef van den Berg e garantiu vaga nas oitavas de final no tiro com arco. O próximo rival é o italiano Mauro Nespoli. Eles se enfrentam Às 21h30min da próxima sexta-feira.

Vitória no boxe
O boxeador brasileiro Keno Marley venceu a eliminatória do boxe (meio-pesado) na Olimpíada de Tóquio. Em luta contra o chinês Daxiang Chen, Keno ganhou por nocaute técnico, após vencer o primeiro assalto por 10 a 9.

Eliminação no badminton
Fabiana Silva se despediu do torneio feminino de badminton da Olimpíada de Tóquio (Japão) ainda na primeira fase ao perder da chinesa naturalizada norte-americana Beiwen Zhang por 2 sets a 0, com parciais de 9/21 e 10/21, no Parque Florestal Musashino.

Estrelas do tênis
O sérvio Novak Djokovic, candidato ao ouro em Tóquio, confirmou o favoritismo e despachou o espanhol Davidovich Fokina (6/3-6/1). Por outro lado, estrelas da modalidade como o grego Stefanos Tsitsipas e o britânico Andy Murray foram eliminados.

Ouro veio para Ledecky
Uma das estrelas dos Jogos Olímpicos, Katie Ledecky chegou a Tóquio para colecionar medalhas de ouro e fazer histórias. Após decepcionar com derrotas nas provas dos 200m livres e 400m livres, a norte-americana carimbou o primeiro ouro dela na atual edição da Olimpíada. Ela venceu no 1.500m livres.

Durant e cia atropelam no basquete
A seleção de basquete masculino dos Estados Unidos derrotou o Irã na segunda partida das classificatórias na Olimpíada de Tóquio. O jogo, válido pelo grupo A da competição, terminou com 120 pontos dos estadunidenses e 66 dos iranianos.

O Povo Online