Gavião resgatado em Santa Quitéria pela Polícia Ambiental recebe alta de hospital veterinário

Gavião resgatado em Santa Quitéria pela Polícia Ambiental recebe alta de hospital veterinário


Um gavião resgatado pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Guarda Municipal de Santa Quitéria recebeu alta médica de um hospital veterinário, na última sexta-feira (9). No dia 5 de maio, a ave foi encontrada na cidade de Santa Quitéria, quando na ocasião, os guardas acionaram os policiais militares especializados. O animal silvestre foi imediatamente encaminhado para atendimento no Hovet – Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (Uninta), que possui parceria com o poder público relacionada aos cuidados de animais da fauna silvestre que são resgatados.

Após dois meses de cuidados, o BPMA voltou novamente ao Hospital Veterinário para buscar a ave, totalmente curada. Após realizar a entrega, o tenente César, comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar do BPMA de Sobral, esclareceu que o animal foi encaminhado para um local apropriado. “Ele foi levado para a Unidade Conservacionista Bicho do Mato, no município de Horizonte, onde contará com profissionais especialistas em falcoaria”, afirmou o militar.

De acordo com o médico veterinário do Hovet, Jefferson Vieira, o animal chegou ao hospital ainda filhote. “Provavelmente ele caiu do ninho, pois ainda não voava. Quando chegou rejeitava toda a comida que oferecíamos e estava bastante agitado, mas tivemos progresso e seu estado atual é considerado ótimo”, comentou.

O médico veterinário, Valcledes Oriente, também foi responsável pelo tratamento do animal silvestre. Segundo ele, a ave tratava-se de um Parabuteo Unicinctus, popularmente conhecido como“gavião-asa-de-telha”. Ele declarou que apesar das dificuldades no início, a ave saiu com um peso considerado excelente. “Realizamos um trabalho de tempo e controle alimentar. Ele está super bem e com um peso muito bom”, informou durante a entrega da ave.