“Se urnas são confiáveis, dá um tapa na minha cara”, desafia Bolsonaro

“Se urnas são confiáveis, dá um tapa na minha cara”, desafia Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (22/7) que, se ficar provado que as urnas eletrônicas são confiáveis, podem “dar um tapa” em sua cara. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo federal voltou a defender o voto impresso. Recentemente, Bolsonaro tem colocado o modelo como condição para legitimar o sistema eleitoral.

Nós queremos é fazer com que o sistema eletrônico de votação seja confiável e ninguém tenha dúvidas do resultado final. Mas por que estão contra? Quem consegue entender? Por que o ministro [do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso] foi para dentro do Congresso Nacional se reunir com lideranças partidárias, dizendo que as urnas são plenamente confiáveis? Se são, dá um tapa na minha cara.

O sistema atual – pelo qual o atual chefe do Executivo nacional foi eleito para consecutivos mandatos como deputado federal – e para presidente da República, em 2018 – tem urnas eletrônicas sem impressão dos votos e, segundo Bolsonaro, permite fraudes.

Metrópoles