Somente em 2020, Santa Quitéria registrou mais de 100 violações contra crianças e adolescentes

Somente em 2020, Santa Quitéria registrou mais de 100 violações contra crianças e adolescentes


A cada três dias, pelo menos um caso de violação contra criança ou adolescente foi registrado em Santa Quitéria no ano de 2020. Os dados foram levantados pelo Conselho Tutelar da cidade, a pedido do A Voz de Santa Quitéria, mas o número pode ser ainda maior. Isto porque outros órgãos também acolhem denúncias, como Ministério Público, CREAS e Polícia Civil. Conforme os conselheiros, com a pandemia, o número de casos contra menores aumentou, principalmente, no seio do ambiente familiar.

Foram 106 ocorrências atendidas. Destes, 33 foram maus-tratos, 29 negligências e 14 de violência sexual. Muitas vezes, a negligência é tratada com menos relevância por não deixar marcas aparentes, mas ela se estabelece na omissão, rejeição, descaso, descompromisso do cuidado e do afeto e negação da existência. Porém, os maus-tratos podem provocar consequências ainda piores, pois os danos psicológicos causados pela negligência afetam o desenvolvimento físico e emocional da criança.

Os agressores, na maioria dos casos, são da própria família, que respondem por 52 denúncias ou pessoas do convívio próximo ou desconhecidos, tendo 36. O isolamento social necessário em decorrência da pandemia trouxe o agressor para dentro de casa. “O pai que tinha um histórico de violência, de ser uma pessoa agressiva, trabalhava fora. Nos últimos meses, o agente violador fica mais em casa e, com isso, aumentam os casos de agressões”, afirmam conselheiros.

Além disso, a crise econômica que se acentuou com a chegada do vírus fez com que muitos pais perdessem o emprego. “Nessas situações, muitos aumentaram o consumo de álcool e passaram a descontar as insatisfações e frustrações nos filhos. Com isso, passamos a atender mais casos de espancamento.”

Mesmo com o agravamento de situações de violência, negligência e maus-tratos, o Conselho Tutelar de Santa Quitéria teve de manter o trabalho presencial e em meio a algumas dificuldades. O único transporte que tinham para se locomover bateu o motor e hoje está inutilizável no pátio da Prefeitura. Enfrentam percalços também no diálogo para obter informações e assim prestar o devido auxílio.

Apesar disto, a equipe fez 746 atendimentos ao longo do ano, repassando orientações, visitas domiciliares, requisição de serviços e encaminhamentos para órgãos competentes.

Serviço
Conselho Tutelar de Santa Quitéria
Telefone: (88) 99374-3911