Zona Azul pode ser implementada futuramente em Santa Quitéria

Zona Azul pode ser implementada futuramente em Santa Quitéria


Com o aumento constante de veículos nas grandes cidades, algumas medidas para manter a fluidez do trânsito começaram a ser implementadas nos grandes centros, dentre elas a zona azul, sistema de estacionamento rotativo implementado em ruas e avenidas públicas dos municípios. 

O Sistema de zona azul foi criado no estado de São Paulo, mas em pouco tempo cidades de outros estados adicionaram esse sistema ao seu trânsito. No Estado do Ceará, a zona azul já é uma realidade para os motoristas das cidades de Fortaleza e Sobral.

O coordenador de trânsito de Sobral Julif Guedes, explica que “o sistema de zona azul, é um formato de estacionamento que possibilita a utilização desta área por vários usuários da via pública. Ela inibe que um veículo permaneça estacionado por um período superior a 2h, que é o tempo máximo do cartão”.

Com esse tipo de estacionamento rotativo, as vias centrais do município permanecem com uma fluidez constante de veículos. Já os motoristas que desobedecerem às medidas do sistema serão submetidos a punição. “O motorista que estacionar nesta área sem utilizar o cartão ou que passar do tempo máximo válido pelo cartão, estará descumprindo o art.181, parágrafo 17 do CTB, podendo ser autuado com infração grave de R$195,23 e 5 pontos na CNH”, conclui o coordenador.

Com a expansão de Santa Quitéria, a implementação da zona azul pode vir a se tornar uma realidade para os quiterienses. O secretário de trânsito do município Ari Loureiro afirma que a zona azul é uma possiblidade futura como medida de organização do trânsito nas vias centrais. Segundo ele, “[a zona azul] é uma medida que não descartamos, pois, a gente percebi que o trânsito ali no centro da cidade [possui] alguns motoristas que insistem em parar os veículos em locais inadequados”.

Esse ano já ocorreu algumas mudanças nas vias centrais de Santa Quitéria. O local para embarque e desembarque de passageiros dos carros vindos do interior do município foram realocados para melhor fluidez do trânsito municipal. Com a possível implementação da zona azul, alguns locais destinados ao estacionamento de veículos passariam novamente por mudanças.

Número de veículos em Santa Quitéria triplica em quinze anos
Nos últimos anos, o número de veículos em Santa Quitéria sofreu um crescente aumento. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Santa Quitéria, “Nos últimos 15 anos houve um grande aumento da frota de veículos em Santa Quitéria, haja vista que em 2006 a frota era de 4.481 veículos e em 2020 eram 14.903 veículos registados no município segundo o IBGE”.

O aumento de veículos corrobora para o aumento do número de infrações de trânsito no município. As mais ocorrentes são os avanços de sinal, o não uso do capacete de proteção e o desrespeito aos limites de velocidade.